Nova Maternidade de Caruaru começa a realizar partos de urgência e emergência nesta sexta (15)

Nova Maternidade de Caruaru começa a realizar partos de urgência e emergência nesta sexta (15)

14 de julho de 2022 0 Por blogem

A partir das 8h desta sexta-feira (15), as gestantes residentes em Caruaru, que entrarem em trabalho de parto ou necessitarem de atendimento de urgência e emergência obstétrica, poderão se dirigir até nova maternidade. Localizada no bairro Luiz Gonzaga, a Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres (MMSDP) fica por trás do Hospital Mestre Vitalino (HMV). Desde o mês de abril, a unidade já vem realizando atendimentos ambulatoriais, como: teste do pezinho e consultas com neonatologistas para egressos (bebês nascidos na Casa de Saúde Bom Jesus).

A secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio, comemorou a conclusão do processo de mudança e explicou como será o atendimento no local. “É um momento de grande alegria para nós poder concluir mais esta etapa de um equipamento de saúde, que é de extrema importância para as mulheres. A nova maternidade vai atender, exclusivamente, as mulheres residentes no município. Lá, poderão ser atendidas as mulheres com pré-natal de baixo risco. O serviço de alta complexidade, para partos de alto risco, se mantém sob a competência do Estado”, concluiu.

Agora, a MMSDP passa a ser referência municipal em obstetrícia e está equipada para atender a demanda de, aproximadamente, 20 mil gestantes de baixo risco ao ano e uma média mensal de 1.700 (um mil e setecentas) gestantes. O local conta com mais de 300 colaboradores, entre ginecologistas obstetras, pediatras neonatologistas, enfermeiros obstetras, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços administrativos, serviços gerais, porteiros, maqueiros e uma equipe multiprofissional composta por fonoaudióloga, psicólogas, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outras especialidades.