Comércio abre e bancos fecham, no dia de Corpus Christi em Caruaru

Comércio abre e bancos fecham, no dia de Corpus Christi em Caruaru

14 de junho de 2022 0 Por blogem

Corpus Christi não é feriado nacional, mas os bancos e a Bolsa de Valores brasileira não vão funcionar na quinta-feira (16). Na sexta-feira (17), expediente normal. A quinta-feira (16), dia de Corpus Christi, não é feriado nacional e, assim como o carnaval, é ponto facultativo federal. As agências do INSS fecham na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17), reabrindo na segunda-feira (20).

Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) esclarece que não é feriado em Caruaru o Dia de Corpus Christi, pois, conforme a lei nº 9.093/1995, somente são considerados feriados religiosos se existir lei municipal que regulamente.

Nesta mesma lei, em seu artigo 2º, são considerados feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão.

Em Caruaru, Corpus Christi não possui previsão legal, pois a cidade já possui como feriados religiosos, incluindo a Sexta-feira da Paixão de Cristo, os dias 24 de junho (Dia de São João – lei municipal de nº. 2.959, de 19 de junho de 1985), 29 de junho (Dia de São Pedro – lei municipal de nº. 3.564, de 9 de junho de 1993) e 15 de setembro (Dia da Padroeira Nossa Senhora das Dores – lei municipal de nº. 2.959, de 19 de junho de 1985).

Desta forma, mesmo diante da cultura religiosa local, as empresas poderão determinar jornada de trabalho na próxima quinta-feira, data de Corpus Christi, pois esta data não é considerada feriado na cidade, não sendo necessário fazer solicitação de abertura.