6ª Caminhada Cultural da Acaccil em Caruaru nesta quarta-feira (18)

6ª Caminhada Cultural da Acaccil em Caruaru nesta quarta-feira (18)

17 de maio de 2022 0 Por blogem

Nesta quarta-feira dia 18 de maio, às 7h30, ocorrerá a sexta Caminhada Cultural da Acaccil, partindo da sede da Academia, na rua 15 de Novembro,  no centro, próxima da Câmara de Vereadores, e circulando por alguns pontos históricos da cidade. A caminhada está aberta ao público, que poderá acompanhar as exposições de membros da academia sobre espaços históricos e culturais de Caruaru.

A Acaccil está retomando esta atividade, após os dois anos de quarentena, por causa da pandemia do covid-19. Outrossim, esta celebração faz parte das atividades de comemoração dos 40 anos de fundação da mesma.

CAMINHADA HISTÓRICA DA ACACCIL
(Edivalda Leite Miranda – Caruaru, 16.05.2022)

Com esse título, o Jornal Vanguarda publicou em maio de 2017 que no dia 18 do mesmo mês, a Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – ACACCIL, estaria promovendo a 1ª “Caminhada Histórica da ACACCIL”, com vários pontos de parada durante o percurso, em cujos locais seriam apresentadas, pequenas narrativas, como resgate da História local. A data escolhida foi de suma importância, porque naquela dia, a instituição completaria 35 anos de fundação, e Caruaru comemoraria seus 160 anos de elevação de Vila à cidade (18 de maio de 1857).
Conforme a reportagem, a sugestão da “Caminhada Histórica” foi do acadêmico Alexandre Henrique da Silva Nunes, com a colaboração de outros confrades como: Josabel Barreto Marques, Josué Euzébio Ferreira e José Urbano da Silva. O objetivo do evento era atrair a juventude caruaruense para as discussões relacionadas com as origens da nossa cidade e sua evolução histórica. À época, vários locais foram contemplados, como o Marco Zero, com sua Igreja bicentenária, a qual, a própria estrutura arquitetônica já nos conduz ao passado.
Essa atividade da Academia, não perdeu sua sequência, nos anos subsequentes. Mesmo com a pandemia causada pela covid-19, que nos obrigou a adotar quarentena, a instituição realizou a 4ª e 5ª caminhadas, (2020 e 2021), no formato virtual.
Estamos às vésperas de realizar a nossa 6ª “Caminhada Histórica”, na próxima quarta-feira, 18 de maio, aniversário de 40 anos da ACACCIL, que será precedida por um saboroso café da manhã, oferecido pelos acadêmicos, na própria instituição, momento no qual o presidente José Severino do Carmo, falará sobre os 40 anos da academia.
A caminhada deste ano, que será de forma presencial, terá como principais paradas de pontos históricos, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Marco Zero), a residência de Alfredo Pinto Vieira de Melo, o edifício do Banco do Brasil, a Estação Ferroviária, a Rua da Matriz – prédio vizinho ao Banco do Nordeste, onde funcionou a Prefeitura em determinado perído do século passado, Igreja da Matriz e Palácio Episcopal, e o antigo Mercado de Farinha, na Rua Duque de Caxias.
A caminhada deste ano, terá a participação dos acadêmicos Alexandre Henrique (coordenador), José Daniel da Silva, José Urbano da Silva, e colaboração de Hélio Fernando Florêncio da Silva.