Dom José Ruy recebe título de Cidadão Pernambucano

Dom José Ruy recebe título de Cidadão Pernambucano

6 de fevereiro de 2020 0 Por blogem

O bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, nascido em Feira de Santana (BA), recebeu na noite de ontem (05), em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, o título Honorífico de Cidadão Pernambucano. A honraria foi concedida em 18 de dezembro de 2019, sendo a propositura de autoria do deputado Diogo Moraes (PSB).

Na solenidade, Diogo Moraes destacou que “a vinda de Dom Ruy para a nossa região é sem dúvidas uma grande oportunidade para renovarmos a nossa fé. Em sua primeira homilia, o Reverendo já demonstrou toda a sua humildade, preocupação com os mais pobres e o comprometimento com uma Igreja que esteja cada vez mais próxima do povo, características muito peculiares de quem tem uma formação capuchinha desde muito jovem”.

Com a simplicidade que lhe é peculiar, e a profundidade que atinge ao usar as palavras, o bispo Dom José Ruy destacou em seu discurso que Pernambuco convida o seu povo, que possui alma, a viver a imortalidade ao lado de Deus. “A condecoração não significa a perfeição em quem a recebe, significa a generosidade em quem a dá. É aliança selada. Compromete as duas partes. Em ambas as partes o mesmo ideal, o mesmo fim almejado: fazer na cidade grande um povo ainda maior. Não basta que Pernambuco seja imortal, é preciso que o povo tenha paz constante e prosperidade completa, que descubra que tendo uma alma imortal, não podem se lançar no precipício do pecado”.

Durante a ocasião, o Coral Vozes de Pernambuco, composto por funcionários da ALEPE, fez uma belíssima apresentação. Além disso, Dom José Ruy foi presenteado com uma bandeira de Pernambuco e uma escultura de Frei Damião. Estiveram presentes autoridades, parte do clero da Diocese de Caruaru, religiosos e amigos para prestigiar o recebimento da honraria. Após a formalidade, Dom José Ruy recebeu os cumprimentos de todos os presentes.


HISTÓRICO

Dom José Ruy Gonçalves Lopes, foi frade da Ordem dos Menores Capuchinhos e sacerdote há 25 anos, nasceu em Feira de Santana (BA) no dia 06 de agosto de 1967, quando ali mesmo, aos 17, ingressou no seminário da mesma Ordem de frei Damião, Padre Pio de Pietrecilna, São Felix e tantos outros.

Graduou-se em teologia pela Universidade Católica do Salvador (1988 a 1993) e concluiu pós-graduação em teologia moral pela Faculdade Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007-2008). Aos 04 de julho de 2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, Bispo Diocesano de Jequié e recebeu a ordenação episcopal aos 07 de setembro do mesmo ano, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, tendo como sagrante principal o Bispo de Salgueiro, Dom Magnus Henrique Lopes. Até o dia 10 de julho de 2019 foi Bispo da Diocese de Jequié (Bahia), e em 21 de setembro de 2019 foi empossado 5º bispo da Diocese de Caruaru.