Idosos de Caruaru recebem ambulatório multiprofissional especializado nesta quinta (14)

Idosos de Caruaru recebem ambulatório multiprofissional especializado nesta quinta (14)

13 de novembro de 2019 0 Por blogem

A Capital do Agreste recebe, nesta quinta-feira (14), o Ambulatório Multiprofissional Especializado voltado para os pacientes da terceira idade. Chamado de AME Saúde do Idoso, a unidade faz parte da Maratona de Entregas da Secretaria Municipal de Saúde e está localizada na Rua Coronel Limeira, no bairro Nossa Senhora das Dores, centro de Caruaru.

O AME Saúde do Idoso irá concentrar a saúde integral da população acima de 60 anos. Serão oferecidas diversas especialidades e serviços, como: Geriatria, Neurologia, Odontologia (Estomatologista, Protesista, Clínica, Bucomaxilo), Ortopedia, Cardiologia, Ginecologia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Psicologia e Farmácia (atendimento integral do idoso na atenção farmacêutica).

“Demos uma nova cara ao atendimento do idoso em Caruaru. Saímos de um espaço extremamente precário e com um acesso bastante complicado em dias de Feira da Sulanca para uma estrutura digna, central, humanizada e com todo respeito que este perfil de paciente merece”, explicou o secretário executivo da Atenção Especializada, Breno Feitoza. Os idosos de Caruaru eram atendidos na Policlínica do Idoso, localizada dentro da Casa dos Pobres Francisco de Assis, no Parque 18 de Maio.

Ao longo dos últimos 10 anos a população idosa da Capital do Agreste vem aumentando, em número e percentual, e as demandas de saúde desta população crescem da mesma maneira. À medida que isto ocorre, encontramos um aumento no número de idosos com IST´s, como também, um aumento entre os idosos praticantes de atividades físicas.

“A entrega do AME Saúde do Idoso é importantíssima para a rede de saúde de Caruaru, pois concentra os atendimentos do idoso em um lugar melhor e mais específico. Conta com profissionais qualificados, atendimentos e medicamentos que são importantes para os cuidados com a população da terceira idade”, pontuou o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.

A nova unidade teve um investimento financeiro com equipamentos, mobiliários e a obra de R$ 106.423,88. A solenidade de inauguração está prevista para 8h com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; do secretário de Saúde, Francisco Santos; do secretário executivo da Atenção Especializada, Breno Feitoza; entre outras autoridades e trabalhadores da saúde.

Maratona de Entregas – Desde o mês de maio, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando uma série de entregas à população caruaruense. Entre elas, o AME Saúde da Mulher; a unidade móvel odontológica – Odontomóvel; o AME Indianópolis; o Hospital Manoel Afonso; a Unidade de Saúde da Família de Cachoeira Seca; 11 novas ambulâncias para a Central de Transportes, entre outros.

Na próxima semana serão inaugurados o CAPS III – Centro de Apoio Psicossocial e a Unidade de Saúde da Família de Lagoa de Pedra. Até dezembro mais cinco unidades serão entregues a população.