Operação Têxtil reforça segurança no Polo de Confecções do Agreste
18 de novembro de 2018
A Secretaria de Defesa Social lançou , nesse sábado (17), a Operação Têxtil 2018, com o objetivo de reforçar a segurança nas feiras de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, no Agreste do Estado e nas rotas de acesso aos polos têxteis. Nos dias das feiras tradicionais, quando há aquecimento do comércio dessas cidades, haverá incremento do policiamento ostensivo e instalação de delegacias móveis no Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, e também no Parque das Feiras de Toritama. Além da ativação de equipes extras de policiais civis para atuação na feira de Caruaru.
As delegacias móveis são ônibus especialmente adaptados para executar as mesmas atividades de uma unidade fixa da Polícia Civil. Instaladas próximas às áreas de comércio livre, essas unidades contam, cada uma, com salas prontas para ouvidas e registro de queixa e irão funcionar dando o necessário suporte no período de atividades comerciais. Essas equipes avançadas da Polícia Civil atuarão para dar agilidade aos atendimentos à população e às ocorrências trazidas pelas equipes da PMPE, também reforçadas. Lembramos que outra importante feira do Agreste, a Feira de Caruaru, já conta com um plantão avançado da PCPE, em uma estrutura montada no próprio pátio da feira.
Na ação preventiva e repressiva, serão empregados efetivos não apenas dos batalhões de área desses municípios, de responsabilidade do 24º BPM e do 4° BPM, como também do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp) e policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fiscalizando as rodovias estaduais e locais de grande aglomeração de pessoas em dias de feiras. Entre as modalidades com atuação nessa operação, está a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) e a Radiopatrulha. Uma aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA), atuará permanentemente dando reforço nas operações de solo com ações aerotáticas nesses locais e apoiando as ações policiais em terra.
O Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco (CBMPE) também está colaborando com a Operação Têxtil 2018, por meio de ações preventivas e educativas voltadas para os sistemas de segurança contra incêndio e de evacuação de pessoas nas estruturas montadas para funcionamento das feiras.
Nos locais de feira, ainda haverá a possibilidade de realizar, na hora, o cadastro no sistema do Alerta Celular, um processo bastante simples e rápido, que também pode ser feito no portal da Secretaria de Defesa Social (www.sds.pe.gov.br), acessando a ferramenta Alerta Celular, disponibilizada no painel Destaque, no lado direito da página.
Lançado em março de 2017, o programa Alerta Celular já ajudou a recuperar 5.097 aparelhos celulares e tem sido fundamental para redução desse tipo de crime em Pernambuco.