Dia do Conselheiro Tutelar é comemorado neste domingo (18)
18 de novembro de 2018O Conselho Tutelar começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais, responsável ou em razão de sua própria conduta.
Na maioria dos casos, o Conselho Tutelar vai ser provocado, chamado a agir, por meio de uma denúncia. Outras vezes, o Conselho, sintonizado com os problemas da comunidade onde atua, vai se antecipar à denúncia – o que faz uma enorme diferença para as crianças e adolescentes.
O Conselho Tutelar pode, conforme a gravidade do caso que está sendo atendido, aplicar uma Medida Emergencial , para o rápido equacionamento dos problemas encontrados. É uma forma de fazer cessar de imediato uma situação de ameaça ou violação de direitos de crianças e adolescentes. Como, normalmente, a medida emergencial não soluciona o caso em toda sua complexidade e extensão, o atendimento social prossegue com o estudo mais detalhado do caso e a aplicação das demais medidas protetivas pertinentes.
Em Caruaru existem três Conselhos Tutelares, sendo que o Conselho 1 trabalha na área do Centenário e dois Distritos. O Conselho 2 atua no Salgado, Malhada de Pedras até Serra Verde. O Conselho 3 atua no Vassoural, Pau Santo, Xicuru e dois distritos.
No Conselho Tutelar 1 trabalham Felipe, João Neto, Adeilton Vieira, Izaíra Maciel e Ilana Kiara.
No Conselho Tutelar 2 trabalham Wivia Rafaela, Cilene Nunes, Jorge Casagrande, Walklebia e Ana Paula.
No Conselho Tutelar 3 trabalham Denilson Daniel, Josimar Garcia, Patrícia Karla, Audir Luiz e Elaine Cristina.
Contatos dos Conselhos Tutelares de Caruaru: 3701-1546, 3701-1547, 98384-3488, 98384-3492, 98384-3493, além do Disk 100.