Karatecas do repasse esportivo de Caruaru viajam para disputar Campeonato Brasileiro

16 de outubro de 2018 0 Por blogem
Foto: Jorge Farias
Onze karatecas de Caruaru estarão representando o município e a Seleção Pernambucana na fase final do Campeonato Brasileiro de Karate Olímpico, que estará acontecendo a partir desta terça-feira (16) até o dia 21, em Belo Horizonte – MG. Os atletas são da Associação Santana Dojo de Karate, uma das entidades beneficiadas pelo repasse dos recursos para projetos esportivos cedido pela Prefeitura de Caruaru, que foram contempladas através de chamamento público realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Esportes e Lazer
 As competições acontecerão no Ginásio Mineirinho e reunirá 2.080 atletas de todo o Brasil. Os caruaruenses conseguiram se classificar para a fase final na primeira etapa do campeonato realizada no mês de março, em João Pessoa-PB. O Técnico Anderson Santana estará acompanhando os karatecas, junto com os pais e a delegação. Entrarão nas disputas: Gustavo Libório, Guilherme Libório, Marco Aurélio, Letícia Albuquerque, Daniel Tabosa, Nicoly Santana, Davi Tabosa, Camilla Silva, Milena Stefani, André Assis e Terezinha Santana.
 Os resultados do chamamento não param por aí. Em outra competição, a judoca caruaruense Joyssi Diniz conseguiu conquistar o pódio de vice-campeã brasileira de judô sub-13 em Campo Grande – MS, no último dia 22 de setembro. A competidora faz parte do Projeto de Judô Comunitário Maurício Tibúrcio, também beneficiado pelo chamamento.
Bolsa Atleta Municipal também como importante incentivador
Diversos atletas caruaruenses contemplados pelo Programa Bolsa Atleta Municipal, têm se destacado em competições de várias modalidades. O benefício que foi também articulado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Gerência de Esportes e Lazer, contemplou 17 atletas que atenderam as exigências, entre eles, o judoca Lucas Costa, que se consagrou como campeão brasileiro de judô na cidade de Blumenau – SC, no dia primeiro de setembro, onde competiu com atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Santa Catarina.
Outro destaque do programa foi a atleta Jordania Luiza Pereira Ramos de França, que conquistou o ouro no Campeonato Brasileiro de Kung Fu, em Londrina – PR, que aconteceu entre os dias seis e nove de setembro, no Ginásio Moringão. Além dela, os atletas Jordan França (ouro no adulto – 85 kg), e José Wedson (juvenil – 52kg), que também trouxeram medalhas, foram contemplados pelo Bolsa Atleta de Caruaru.
O também bolsista caruaruense Thyago Costa Silva conquistou o quinto lugar geral no pódio da categoria sub-30, na competição de nome “Segunda Volta Zona da Mata de Ciclismo”, que percorreu locais de Rio Preto (MG) e do interior do estado do Rio de Janeiro. Mais de 15 estados entraram nessa disputa que durou quatro dias (de sete à dez de setembro), em quatro etapas. Thyago atualmente é o segundo colocado no ranking nacional sub-30 e já conquistou duas medalhas de bronze no Campeonato Nacional de Ciclismo, sendo o único medalhista nacional do esporte em Pernambuco.
O mesatenista Rafael Pimentel competiu pela Copa Nacional de Tênis de Mesa em Maceió-AL, entre sete e nove de setembro, trazendo a medalha de prata para o município. A competição reuniu 320 mesatenistas de 44 clubes de todo o Brasil e Caruaru participou representando a Seleção Caruaruense/ Ibra Tênis de Mesa com uma delegação de 12 atletas, e já no primeiro dia conseguiu conquistar três medalhas, sendo duas de ouro, pelos atletas Leonardo Cordeiro e Bernardo Cordeiro e a prata de Rafael Pimentel, beneficiado pelo Bolsa Atleta.