Confira a programação da Semana Nacional e Municipal do Idoso

24 de setembro de 2018 0 Por blogem
Créditos: Janaína Pepeu
Nesta semana em que antecede o Dia do Idoso, comemorado na próxima segunda-feira, 1º de outubro, para aqueles que possuem idade igual ou superior a 60 anos, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, estará promovendo diversas ações alusivas à data que marca o dia em que o Estatuto do Idoso entrou em vigor (Lei nº 10.741/2003). O cronograma da Semana Nacional e Municipal do Idoso iniciou nesta segunda-feira (24), em Caruaru, com uma palestra sobre alimentação saudável e qualidade de vida ministrada pela nutricionista Maria Cristiane Vilela. O cantor Benil proporcionou um momento musical para os participantes que não pouparam energia e entraram na dança.
O rápido envelhecimento da população brasileira e o aumento da expectativa de vida para 75 anos deram maior visibilidade ao público idoso, o que exige redefinição das políticas públicas. Diante disso, é que a coordenadora de Promoção da Pessoa Idosa, Sonia Ramos, elaborou, com muito carinho, a programação especial para esta semana. “A palestra de hoje foi muito bem recebida pelos idosos que se interessaram pelo assunto que tem a ver com a melhoria da qualidade de vida deles. Os participantes já estão na expectativa para as demais atividades que irão acontecer no decorrer da semana”, destacou Sônia.

Nesta terça-feira (25) as ações serão concentradas no Marco Zero com informações sobre DST’s, distribuição de preservativos, aferição de pressão, teste de glicemia, fisioterapia e ginástica laboral, das 08h às 11h. O momento será também para celebrar a vida com a música da Banda Vida Nova, formada por pessoas idosas, que fará uma apresentação especial. Na quarta-feira (26), vai ser um dia dedicado à beleza da terceira idade, com oferecimento de corte de cabelo para homens e mulheres, design de sobrancelha e maquiagem, além de ensaio fotográfico, tudo de graça. Vai ser no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmã Werburga Schaffrath, aberto ao público idoso, das 08h às 12h. A programação da semana prevê também ações em diversos espaços e uma tarde dançantes no Rotary Sul.

Para Maria Eunice de Albuquerque, secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Caruaru, o estatuto que completa 15 anos em 2018 trouxe grandes avanços. “É uma data que deve ser comemorada com grandeza de espirito por toda sociedade brasileira. O estatuto trata de uma série de compromissos legais que, se cumpridos, deverão melhorar o destino da humanidade. Discriminar ou negligenciar a pessoa idosa é crime”, frisou dona Eunice.