1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Caruaru

22 de agosto de 2018 0 Por blogem
Nesta quinta-feira (23), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) em parceria com a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, irá realizar o 1º Fórum Comunitário e o Seminário para construção do Plano Municipal para a Infância e a Adolescência (PMIA). A ação conjunta faz parte das atividades do Selo UNICEF e do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), e será realizada na UNINASSAU, a partir das 08h30.
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, se fará presente no evento, assim como o secretariado municipal das pastas de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Políticas para Mulheres, Fazenda, Planejamento Orçamento e Gestão, além de representantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, e dos conselhos Tutelar, Municipal de Assistência Social, e da presidência do Conselho Municipal de Direitos da Criança. O encontro também tem o objetivo de debater indicadores das políticas públicas do município concorrentes ao Selo Unicef edição 2017-2020, dedicadas às crianças e adolescentes.
O Plano Municipal para a Infância e a Adolescência (PMIA), é uma das atividades exigidas pela Fundação Abrinq, no Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), que tem por objetivo estimular a criação e o aperfeiçoamento de políticas públicas destinadas à promoção e à proteção dos direitos de crianças e adolescentes, mediante suporte técnico aos gestores municipais que aderem à proposta, durante os quatro anos da gestão municipal, culminando no reconhecimento dos esforços realizados e dos resultados conseguidos.
Em 31 de julho de 2017 o Município de Caruaru assinou o Termo de Adesão para concorrer à edição Selo UNICEF 2017-2020. Sendo assim, a gestão municipal assumiu o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de zero à 18 anos incompletos, e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios de forma participativa e ainda, desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.
Selo UNICEF
É uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido, em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes. Os municípios certificados passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência. Os maiores beneficiados são as crianças e os adolescentes que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade.