Novos polos de animação do ‘São João de Caruaru’ ganham interpretação em Libras

7 de junho de 2018 0 Por blogem
A comunidade surda pode escolher o show que deseja ver em Libras na programação do pátio de eventos, através do site: http://www.acessibilidade.caruaru.pe.gov.br
O São João 2018 de Caruaru, no agreste de Pernambuco, está mais acessível para todos os forrozeiros. Os shows da programação no pátio de eventos Luiz Gonzaga, principal polo da festa, contam com a interpretação simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio do Intérprete, Álvaro Ferreira, que há 5 anos é responsável pelo projeto de acessibilidade nos festejos juninos.
“A tradução em Libras permite que a Comunidade Surda tenha completa compreensão dos shows. Os surdos poderão escolher qual a atração da noite que deseja ver. Isso garante lazer e felicidade para quem frequenta o espaço”, afirma Álvaro.
Nos finais de semana de Junho o pátio chega a receber entorno de 100 mil pessoas de todas as partes do Brasil. “O projeto tem a proposta também de colaborar com a consciência social para o público em geral, que não possui a surdez, mas que pode se sensibilizar ao observar as interpretações no evento”, ressalta Álvaro.
A novidade deste ano do São João de Caruaru é a interpretação das músicas em Libras nos outros polos de animação, são eles: Infantil; Repente e das Quadrilhas Juninas, localizados na Estação Ferroviária, no Centro da cidade. Nesses locais haverá a presença de alguns intérpretes de Libras. 
“É preciso de muita dedicação, amor e conhecimento para se comunicar com os surdos que participam da festa. Não basta apenas usar os sinais, é necessário também se envolver com o ritmo da música”, afirma Álvaro. 
VOTAÇÃO
A comunidade surda pode escolher o show que deseja ver em Libras no pátio de eventos, através do site: http://www.acessibilidade.caruaru.pe.gov.br A programação prossegue até o dia 30 de junho.  
PESQUISA
Segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, no Brasil aproximadamente 10 milhões de pessoas tem deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Cerca de um milhão são jovens até 19 anos.
O São João da Acessibilidade eleva a autoestima de uma população que quase nunca é percebida.
INTERPRETAÇÃO
Desde 2013 o intérprete de Libras, Álvaro Ferreira, é responsável pela interpretação dos shows em Libras do São João de Caruaru. Álvaro já fez interpretações de diversos artistas nacionais, entre eles: Wesley Safadão; Jorge e Mateus; Elba Ramalho; Dorgival Dantas; Luan Santana; Zezé di Camargo e Luciano; Gustavo Lima; Gabriel Diniz; Bell Marques; Banda Magníficos; Geraldinho Lins entre outros.
Em 2015 Caruaru foi premiada nacionalmente na 21ª Edição do Prêmio Direitos Humanos, pelo case do sucesso “Selo Nacional de Acessibilidade”.
Informações do Jornalista e Assessor de Imprensa, Fillipe Rodollfo / Pautar Comunicação e Imprensa – @pautarcom (Facebook e Instagram) / Telefone: (81) 9 9764.2295 E-mail: pautarcom@hotmail.com / Acesse: www.pautarcom.com