Outubro Rosa em Caruaru tem 9ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama

23 de outubro de 2017 0 Por blogem
O Outubro Rosa é uma ação mundial que tem o objetivo de incentivar a prevenção do câncer de mama. Em função disso, começou nesta segunda-feira (23) e prossegue até domingo  (29) a 9ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama no Shopping Difusora, em Caruaru, das 9h às 18h.
A Campanha tem o intuito de fornecer métodos para a prevenção, diagnóstico e até tratamento do câncer de mama, com atendimento gratuito e entrada franca. Além disso, a ação quer também incentivar a mulher à pratica do autoexame. Nas últimas oito edições, os atendimentos alcançaram cerca de 44 mil mulheres no total. Destas, 40 apontaram resultado positivo para o câncer de mama e foram redirecionadas para o tratamento. A expectativa para este ano é que outras 12 mil mulheres possam receber este suporte.
De acordo com médico Manoel Florêncio, idealizador da Campanha, o evento surge com o intuito de suprir as necessidades de saúde da população, e ele enquanto médico se sente no dever de desempenhar sua profissão também nesses espaços. “Os cuidados contra o câncer de mama devem ser realizados constantemente, mas exigem um valor a ser pago. Esta é uma oportunidade para mulheres de baixa renda que não tem condições de pagar pelos exames preventivos e diagnósticos”, afirma ele.
Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 600 mil novos casos de câncer foram identificados entre 2016 e 2017. O câncer de mama possui uma porcentagem de 28,1% nesse total, atingindo na sua maioria mulheres que estão na menopausa, e é a segunda maior causa de morte por câncer entre elas em todo o mundo, alcançando uma estimativa anual de 522 mil pessoas. Os países que mais apresentam esse fator são os que estão ainda em desenvolvimento.