TEA realiza campanha para recuperar teto do teatro que caiu após chuvas

7 de julho de 2017 0 Por blogem
NOTA OFICIAL – TETO DO TEA
O Teatro Experimental de Arte-TEA foi fundado em Caruaru-PE em 16 de Julho de 1962 com a finalidade de despertar um novo olhar entre aqueles que faziam teatro na região.
Hoje, 55 anos depois, Ponto de Cultura e Patrimônio Vivo através do Governo do Estado de Pernambuco e FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, o TEA continua em plena atividade sob a supervisão de Arary Marrocos.
Considerado o segundo grupo teatral mais antigo em atividade ininterrupta do país, o TEA tem sede própria, construída a partir da garagem da casa de Argemiro Pascoal e Arary Marrocos. O espaço com capacidade para 60 lugares é palco a 55 anos de um Curso Livre de Teatro Gratuito, que recebe nos fins de semana jovens da região agreste e principalmente da comunidade onde está inserido o projeto, uma área de vulnerabilidade e risco para jovens.
O Ponto de Cultura oferece ainda atividades de cineclube, leituras dramatizadas, saraus, produção de espetáculos e outras atividades artísticas. Em quase 06 décadas, passaram por este palco cerca de 05 mil jovens e adultos, que propagaram os conhecimentos adquiridos, redimensionaram seu olhar e multiplicam as sementes desse legado. O caminho percorrido no recorte histórico é cheio de aplausos e de momentos de muita partilha e fé, sempre ratificados pelos exemplos sólidos de histórias de vidas resignificadas através do teatro.
Sem fins lucrativos, o TEA teve sua estrutura física seriamente comprometida pelas últimas chuvas que tem caído na região. Na última semana, parte do telhado do TEA cedeu, levando consigo parte do gesso, fiação elétrica e varas de iluminação, felizmente o fato aconteceu durante a noite, sem nenhum dano a bens materiais, exceto a estrutura física. Este desabamento de parte do telhado revelou que toda a estrutura física estava seriamente comprometida: madeiras, paredes, piso, palco etc.
Por motivos de segurança, transferimos as aulas dos fim de semana para o Colégio Nicanor Souto Maior e mesmo sem dispor dos recursos necessários iniciamos imediatamente a recuperação em caráter de urgência do espaço.
Diante disso, motivados pelo poder transformador da arte, reconhecemos este, como um momento de reconstrução e redimensionamento, afim de que a estrutura acompanhe o crescimento das demandas do projeto. Por estes motivos, estamos em busca de parcerias para realização da obra.
As doações em espécie devem ser feitas através da conta corrente da instituição, doações em materiais devem ser feitas através do telefone: 81 3721 3677 (Arary), 81 99500 3727 (Pedro), 81 99964 2555 (Fábio) ou na sede do TEA, na Rua Carlos Laet nº352, Bairro Indianópolis, Caruaru-PE.
Instagram: @teacaruaru, @autoteacaruaru,
Facebook: facebook.com/teacaruaru