Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil terá ações do Icia

17 de novembro de 2016 0 Por blogem
O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil vai divulgar os sinais, sintomas e alertar para o diagnóstico precoce, no dia 23 de novembro. O câncer infanto-juvenil já é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos. A boa notícia é que ele tem cura, em mais de 90% dos casos, mas para alcançar esses altos índices de cura é preciso duas coisas: Diagnosticar a doença precocemente e Tratar o câncer infanto-juvenil em centros qualificados e especializados.
A data será lembrada em todo o Brasil, através de várias ações que serão realizadas pelas 49 instituições que fazem parte da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC. Serão realizadas ações preventivas e educativas, que visam informar a população sobre os principais sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, promover debates e outros eventos sobre as políticas de atenção às crianças acometidas com o câncer, difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao tema e apoiar as crianças com câncer e seus familiares.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.  Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país por ano, em 2016 e em 2017. As regiões. Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210).
Ações que serão desenvolvidas pelo ICIA
Dia 2111– Palestra de conscientização e Sensibilização na sede da PRF em Caruaru;
Dia 2211– Palestra de Sensibilização para os alunos do Colégio Marianna na cidade de Bezerros;
Dia 2311 – Ação no Marco Zero com atendimento, aplicação de flúor, panfletagem venda do material da grife e apresentações do Centro São José do Monte;
Dia 2511 – Recreação na Instituição;
Dia 2911– Palestra de Sensibilização para os soldados do batalhão de Garanhuns, a convite do pai de Raquel e também ações no centro da cidade;