Fagner comemora parceria entre universidade e prefeitura de Caruaru em prol da causa animal

Fagner comemora parceria entre universidade e prefeitura de Caruaru em prol da causa animal

12 de julho de 2022 0 Por blogem

Em reunião realizada nessa sexta-feira (08) na Sala das Comissões da Câmara Municipal, o vereador Fagner Fernandes recebeu os representantes das secretarias de Saúde e Serviços Públicos, da Escola de Governo, da procuradoria de Caruaru, e da Unifavip, para tratar da assinatura do contrato (COAP) em benefício da causa animal.

Com a assinatura do contrato prevista para agosto deste ano, a Unifavip e demais órgãos municipais, irão atuar juntos com foco no bem-estar animal. Como parte do acordo, os alunos do curso de Medicina Veterinária da UniFavip, serão destinados para aprender e atuar na clínica veterinária do município. “Com a parceria será possível levar a mão de obra acadêmica, monitorada pela Universidade, privilegiando o atendimento da saúde animal”, pontuou Diego Cunha, reitor da UniFavip.

A secretária de Saúde, Bárbara Florêncio, explicou a parceria. “A partir de agora por meio do COAPS, os estudantes de medicina veterinária poderão estagiar e participar de ações envolvendo a AME animal, e demais atividades no município”.

A inclusão da causa animal no contrato do COAPS para que os recursos destinados à saúde no município (por meio de convênio) atendam também ao bem-estar dos animas, foi uma iniciativa do parlamentar (desde 2017) por meio de requerimento, votado e aprovado na Casa. “Estamos felizes com a notícia. Aguardamos agora a assinatura do contrato que trará inúmeros benefícios para a causa”, lembrou o vereador, Fagner Fernandes.

“Parabenizamos a iniciativa, desde a articulação feita com a universidade até a elaboração do contrato, incluindo a AME animal. Agora teremos uma grande ajuda dos estudantes atuando na área e contribuindo com as ações de bem-estar animal no município”, concluiu Ytalo Farias, secretário de Serviços Públicos.

O que é o COAP?
É um acordo de colaboração firmado entre os entes federativos, no âmbito de uma Região de Saúde, com o objetivo de organizar e integrar as ações e os serviços de saúde na região, para garantir a integralidade da assistência à saúde da população.