Barragem de Serro Azul, recebe vistoria de técnicos da Seinfra e Apac

Barragem de Serro Azul, recebe vistoria de técnicos da Seinfra e Apac

9 de julho de 2022 1 Por blogem

Técnicos da Secretaria Executiva de Recursos Hidrícos (SERH) do Estado, juntamente com uma equipe da gerência de segurança de barragens da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) vistoriaram, nessa sexta-feira (8), a Barragem de Serro de Azul, localizada na cidade de Palmares, na Mata Sul pernambucana.

O reservatório de Serro Azul tem se mostrado fundamental no sentido de minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingem a região desde o final de maio, protegendo diretamente mais de 142 mil moradores dos municípios de Palmares, Água Preta e Barreiros. Na vistoria, os técnicos constataram que, com a diminuição da intensidade das chuvas na região, está se modificando a tendência de elevação do reservatório e que, nas últimas horas, a cota do nível de água está baixando.

O reservatório é monitorado diariamente pelas equipes da Apac e mantido pela Seinfra. Regularmente, a barragem passa também por inspeções de segurança regulares (ISR), que são feitas anualmente pelos técnicos da SERH. A última inspeção na estrutura foi realizada em dezembro do ano passado. Serro Azul também possui Plano de Segurança de Barragens (PSB) e Plano de Ação de Emergência (PAE), seguindo o que determina a Política Nacional de Segurança de Barragens.

A Seinfra reforça que informações referentes à atuação de sistemas meteorológicos e nível de reservatórios são repassadas por meio de boletins oficiais às coordenadorias de Defesas Civis Municipais e Estaduais e a toda população pernambucana. Desta forma, a orientação é que as pessoas tenham cuidado com boatos e notícias falsas que estão sendo divulgadas, principalmente, pelas redes sociais. Informações confiáveis e atualizadas sobre as chuvas e os rios estão disponibilizadas no site da Apac.

Fotos da Barragem Serro Azul: Flávio Japa