No Dia Mundial da Alergia, especialista ensina como se proteger das doenças respiratórias

No Dia Mundial da Alergia, especialista ensina como se proteger das doenças respiratórias

8 de julho de 2022 0 Por blogem

A chegada do inverno e as mudanças bruscas de temperatura são condições perfeitas para o aparecimento de alergias respiratórias, como a rinite. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 35% da população brasileira sofre com algum tipo de alergia. O dia 8 de julho é considerado o Dia Mundial da Alergia, e tem por propósito alertar a população sobre os riscos das alergias, e chamar a atenção para atitudes que podem evitar crises alérgica.

Otorrinolaringologista do HOPE, hospital da Rede Vision One, Naiara Amorim explica que o aumento de crises alérgicas nessa época do ano é esperado. “As alergias respiratórias como rinite e sinusites são doenças que têm uma maior exacerbação nesse período de maior umidade e exposição aos alérgenos ambientais, como o ácaro e o mofo”, afirma.

A alergia é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos susceptíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

A queda nos termômetros reduz a imunidade do corpo e ajuda a sobrecarregar as vias respiratórias. “A prevenção é muito importante nesse processo alérgico. Temos que proteger as vias aéreas para tentar evitar as crises”, completa a especialista.

O mecanismo que dispara a alergia é o mesmo que o sistema imunológico usa para defender o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como as bactérias, por exemplo. Porém, em algumas pessoas, o organismo apresenta uma sensibilidade anormal desencadeada por alguma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento ou mesmo a poeira da casa. Em último caso, a reação alérgica pode causar até mesmo a morte, no chamado choque anafilático.

A especialista Naiara Amorim finaliza enumerando alguns cuidados que devem ser tomados para evitar as crises alérgicas. “A lavagem nasal com soro fisiológico, o cuidado com uma boa ventilação nos cômodos da casa. Aproveitar os dias de sol para que entre calor e minimize a formação de mofo. Fazer a limpeza com um pano úmido dos móveis, do chão da casa, ventilador, ar-condicionado e trocar as roupas de cama”, finaliza.

Principais doenças respiratórias que podem surgir a partir da alergia

Asma

Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas. Os principais sintomas são: tosse seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, desconforto torácico e ansiedade.

Rinite

É uma inflamação na mucosa do nariz e tem como sinais característicos a coceira no nariz, na garganta, no céu da boca e nos olhos, que também tendem a apresentar ardência e vermelhidão. Além disso, as crises são acompanhadas por espirros, coriza e obstrução nasal.

A rinite pode ser classificada como alérgica ou não-alérgica. No segundo caso, a causa pode estar relacionada a vírus e bactérias ou qualquer outro motivo que não seja voltado para a alergia. Na versão alérgica, a crise acontece quando a pessoa entra em contato com os alérgenos, como pólen, fumaça, produtos químicos e poeira.

Sinusite

É o distúrbio que envolve infecção e/ou inflamação dos seios da cabeça. A sinusite ocorre quando existe uma quantidade de pus que não foi drenada em um ou mais seios da face. Os distúrbios que causam inchaço das membranas do nariz, tal como a rinite alérgica ou infecções respiratórias por vírus são a causa mais comum porque o inchaço evita que o fluido drene normalmente.

Os principais sintomas são dor de cabeça (na frente da cabeça ou ao redor dos olhos); dor facial ao redor dos olhos ou na testa ou nas maçãs do rosto; dor no céu da boca ou nos dentes; secreção nasal; febre, calafrios; sensação de mal estar generalizado; às vezes inchaço facial ao redor dos olhos. Outros sintomas que podem estar associados são dor de garganta; sintomas de sangramento nasal e hálito desagradável.

Cuidados para se evitar alergias respiratórias

– Manter a casa limpa;
– Manter ambientes arejados e bem ventilados;
– Tomar banhos rápidos e com água morna;
– Hidratar a pele após o banho.