1° fim de semana do São João 2022 de Caruaru com público estimado de 105 mil pessoas

1° fim de semana do São João 2022 de Caruaru com público estimado de 105 mil pessoas

6 de junho de 2022 0 Por blogem

Dando o pontapé inicial no São João 2022, o São João do Reencontro, o primeiro final de semana, na Capital do Agreste, foi recheado de animação, muita música e cultura espalhadas nos diversos pólos, que compõem a festa mais popular do Nordeste.

Com um público estimado em 105 mil pessoas nos dois dias, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, foi cenário de muita animação, dança e alegria, sendo referência no quesito de segurança pública.

Logo na abertura da programação do Pátio, na noite do sábado (04), os corações e os olhos dos presentes, respectivamente, bateram mais forte e se encheram de lágrimas, com o verdadeiro concerto de música regional interpretado pela Orquestra de Pífanos de Caruaru.

Na sequência foi a vez de Elba Ramalho não deixar ninguém parado no polo principal do São João do Reencontro. Ela se apresentou juntamente da quadrilha caruaruense Molecodrilha.

Coube a Solange Almeida a responsabilidade de manterem aquecidos os corações dos forrozeiros e em pouco mais de uma hora de apresentação, a ex-cantora de Aviões do Forró levou o público ao delírio, com clássicos da banda cearense e do forró estilizado.

E por falar em artista de sotaque baiano, a primeira noite do São João 2022 foi fechada por ninguém mais do que Cláudia Leite. Com um repertório mesclado de sucessos de seus mais de 20 anos de carreira, Claudinha agradou e muito à multidão que permaneceu até o final da programação.

No domingo (05), Alceu Valença, Alcimar Monteiro e Erick Land tiveram a responsabilidade de garantir a alegria dos forrozeiros e não decepcionaram. Pelo contrário. Simplesmente deram verdadeiros shows exaltando os principais ritmos da música nordestina.

Além do forró, o xote e o maracatu marcaram presença no repertório da noite, do “Papagaio do Futuro”, Alceu Valença, primeiro artista a se apresentar no palco principal do São João da Capital do Forró.

Seguidor da mesma cartilha de Alceu, ou seja, a de valorizar a música regional, coube a Alcimar Monteiro a missão de não deixar ninguém parado no Pátio de Eventos e ele justificou, mais uma vez, por que é figura constante no evento. No repertório, muito forró, arrastapé, xote, baião e galope.

E para fechar a noite com “chave d’ ouro”, muito piseiro e forró estilizado sob a voz de Erick Land.

*Outros polos* Além do Polo do Pátio, também foram destaques, neste fim de semana, o Polo das Quadrilhas, Polo do Repente, Infantil e Alto do Moura, que tiveram um grande público prestigiando toda a cultura e tradição da festa popular do São João.

No Alto do Moura, a programação do Polo Mestre Vitalino, começou no domingo (05). Com um público rotativo de mais de 50 mil pessoas, as expectativas da festa foram superadas com muito forró, cultura e tradição. O público estava encantado com a riqueza cultural do Maior Centro de Arte Figurativas das Américas neste São João do Reencontro.

O artista mais esperado da tarde, Santanna – O Cantador, que se apresentou no Polo Mestre Vitalino, fez um show que emocionou a todos. O artista escolheu a música “Caruaru do Passado”, de autoria de Azulão, para entrar no palco e o público foi ao delírio. O cantor disse que estava feliz com a retomada para os palcos. “A emoção é grande, estava com saudade deste encontro no São João de Caruaru”, disse.

Também passaram pelo palco o Trio Remelexo, Joana Angélica e Jaílson Rosset, que fizeram a alegria dos forrozeiros e abrilhantaram a programação no primeiro dia do Polo Mestre Vitalino.

*Embaixadora* Quem também marcou presença na Capital do Forró foi a ex-Bbb, Eslovênia Marques, que foi apresentada oficialmente como a embaixadora do São João de Caruaru.

Além do São João do Reencontro, este ano, a festa junina também está sendo palco para a solidariedade. Diversos pontos de arrecadação então destruídos pela cidade. O objetivo é arrecadar donativos para as pessoas que sofreram danos devido as chuvas intensas na região do grande Recife. As doações estão sendo organizadas e distribuídas para as famílias carentes.

*Novos Polos* Além de toda animação e festejos, a festa também traz algumas novidades, uma delas, o Polo da Saúde que foi inaugurado com diversas ações de prevenção. Só neste fim de semana, mais de 150 pessoas passaram pelo local para aplicação de doses da vacina contra a Covid 19, o que torna mais um ponto de vacinação na cidade. Além desta ação, também foram realizados testagem, atendimento para aferição de pressão, curativo e outros. O Polo da Saúde está localizado na Praça Giacomo Mastroianni, também conhecida como Praça do Assaí.

Fotos: Prefeitura de Caruaru
Eslovênia Marques e Rodrigo Pinheiro