Maior causa de cegueira irreversível no mundo, glaucoma é desconhecido para 41% dos brasileiros

Maior causa de cegueira irreversível no mundo, glaucoma é desconhecido para 41% dos brasileiros

30 de maio de 2022 2 Por blogem

Principal causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é uma doença silenciosa e sem cura. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, até 2020, a estimativa é de que 80 milhões de pessoas sofram pelo glaucoma. No Brasil, o problema abrange cerca de um milhão de pessoas, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). E a entidade traz um dado ainda mais preocupante: 41% dos brasileiros não sabem o que é glaucoma, segundo a pesquisa “Um Olhar para o Glaucoma no Brasil”, realizada em parceria com o IBOPE.

O estudo também registrou outras informações alarmantes: 53% dos entrevistados desconhecem que o glaucoma é o maior causador de cegueira irreversível e 47% acreditam que a doença é um mito.

O combate ao glaucoma se torna ainda mais importante no mês de maio, que é voltado à prevenção contra a doença. No dia 26 de maio, inclusive, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A data é garantida por lei no Brasil, oficialmente instituída a partir da Lei nº 10.456, de 13 de maio de 2002.

O glaucoma é uma doença que causa aumento da pressão ocular e afeta o nervo óptico, estrutura que liga o olho ao cérebro, responsável pela condução das imagens da retina até o cérebro. Com o avanço da doença, torna-se impossível a realização desse processo. Por ser silenciosa, não apresenta sintomas nas fases iniciais. Em geral, quando os sintomas aparecem, o paciente já tem a visão seriamente comprometida.

Sintomas

Os principais sintomas do glaucoma podem ser: olhos vermelhos, lacrimejamento, desconforto com a luz (fotofobia), dor nos olhos, dor de cabeça. Porém, o sintoma mais frequente é o chamado escotomas, caracterizado por manchas escuras no campo visual periférico. À medida que a doença avança, as manchas se intensificam, deteriorando cada vez mais a qualidade de visão do paciente.

Tipos de Glaucoma

• Glaucoma de ângulo aberto:
Também conhecido como Glaucoma Crônico, é o mais comum em adultos, sendo responsável por cerca de 80% dos casos. Nesse tipo, o aumento da pressão intraocular é progressiva e assintomática em estágios iniciais, sendo necessário o diagnóstico rápido e preciso pelo médico oftalmologista.

Glaucoma neovascular:
Glaucoma de evolução rápida, que apresenta pre1ssão intraocular muito elevada. Seu surgimento está associado a outras doenças, como a diabetes que provoca lesões na retina que, se não forem tratadas com rapidez, provocam Glaucoma neovascular.

Glaucoma congênito:
Uma das principais causas de perda de visão infantil e juvenil, o Glaucoma congênito pode ser rapidamente diagnosticado, já que apresenta sinais claros, como: aumento do globo ocular com a córnea aumentada e turva, além de outros sintomas como: olhos vermelhos, olhos lacrimejantes e fotofobia (sensibilidade à luz).

Glaucoma agudo:
Quando o sistema de drenagem do olho possui alguma obstrução mecânica, damos o nome de Glaucoma de ângulo fechado. Esse subtipo está bastante associado ao glaucoma agudo. É uma emergência clínica que precisa ser tratada dentro de 4h a 6h após após o início da crise, sob risco de perda de visão irreversível.

Tratamento

Apesar de não ter cura, o tratamento do glaucoma é importante para retardar ou mesmo parar o avanço da doença. Em geral, o tratamento é feito apenas com recursos farmacológicos, como o colírio prescrito pelo oftalmologista. Também existe um verdadeiro leque de possibilidades cirúrgicas, ideais para estágios e tipos específicos. Cada caso deve ser individualizado, por esse motivo, o acompanhamento do oftalmologista é tão importante.