Aprovado PL do vereador Irmão Ronaldo que institui a Semana de Conscientização “Não jogue no Lixo”

Aprovado PL do vereador Irmão Ronaldo que institui a Semana de Conscientização “Não jogue no Lixo”

23 de maio de 2022 0 Por blogem

Projeto de Lei de autoria do vereador Irmão Ronaldo, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. Fica instituída no município de Caruaru a semana de conscientização “Não Jogue no Lixo”, que ocorrerá todos os anos na semana do dia 16 de maio, quando se comemora o Dia do Gari.

A Prefeitura de Caruaru deverá criar meios de informação para conscientizar a população para descarte adequado dos materiais perfuro cortantes e outros correlatos de forma regular, buscando de forma preventiva evitar acidentes com os coletores de resíduos (gari).

Definem-se como materiais perfuro cortantes, segundo a Resolução nº 5/93 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), as seringas, agulhas, escalpes, ampolas, vidros de um modo geral, ou qualquer material pontiagudo ou que contenha fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes. De acordo com o vereador Irmão Ronaldo “o Poder Público e a iniciativa privada, em conjunto ou separadamente, poderão empreender campanhas de esclarecimento junto à população para promover a semana de conscientização “Não Jogue no Lixo”. Poderá o executivo municipal acrescentar na semana de conscientização “Não Jogue no Lixo” outros temas e resíduos cortantes ou não que julgue de interesse para prevenção de acidentes ou que contribuam de forma preventiva para a preservação do meio ambiente”, concluiu Irmão Ronaldo.

O descarte incorreto de materiais perfuro cortantes causa lesões graves em catadores e coletores profissionais de lixo. Mesmo com a utilização dos equipamentos de segurança, como luvas de segurança, não são suficientes para evitar lesões ao entrar em contato com esse tipo de material. Muitos moradores colocam objetos perfuro cortantes no lixo sem se preocupar com a segurança dos coletores, fora da sua casa, este lixo continua sendo um perigo. Além de poder machucar os moradores de rua e animais que por ventura venham a mexer nos sacos de lixo, a principal vítima é o coletor de lixo. Os casos de acidentes com coletores de lixos profissionais são recorrentes, gerando prejuízos ao trabalhador, assim como ao empregador, visto os exames que devem ser feitos diante da possibilidade de contaminação de diversas doenças, além de cortes e machucados que necessitam curativos e cuidados de emergência.

Foto: Vladimir Barreto.