Secretaria de Saúde de Caruaru alerta sobre necessidade de atualização de dados cadastrais do SUS

Secretaria de Saúde de Caruaru alerta sobre necessidade de atualização de dados cadastrais do SUS

19 de maio de 2022 0 Por blogem

A Secretaria de Saúde, pede que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) compareçam a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualização de dados cadastrais.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, cerca de 2.077 pacientes ainda se encontram com o cadastro desatualizado e não conseguem receber informações sobre marcações de consultas, exames e cirurgias.

“Desde o retorno das cirurgias eletivas, após a suspensão por decreto do Governo do Estado devido à pandemia da Covid-19, realizamos vários mutirões para acelerar os atendimentos que ficaram represados. Porém, muitas pessoas não são encontradas porque mudaram de endereço ou telefone e não recebem o comunicado com o agendamento”, disse a secretária executiva de Regulação, Domany Cavalcanti.

A ação tem como objetivo conscientizar a população para que mantenha sempre atualizado os dados cadastrais para facilitar o contato da Secretaria de Saúde do município, para que o paciente receba as informações sobre marcação de consultas, exames e cirurgias.

Até agosto de 2021, quando foram retomadas as cirurgias eletivas, mais de 11 mil pessoas estavam com o cadastro desatualizado e não foram encontradas pela Secretaria de Saúde. Após a campanha de atualização cadastral, realizada no ano passado, até abril de 2022 esse número caiu para 2.077 cadastros. Cerca de 87% dos pacientes realizaram a atualização de dados. Isso foi possível devido a busca ativa domiciliar, que contou com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que localizaram esses usuários e atualizaram os dados como número de telefone e endereço.

A atualização do cadastro deve ser feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou no ambulatório onde foi feita a solicitação da consulta ou exame, apresentando documento com foto, cartão SUS (CNS), comprovante de residência e o número de telefone atualizado para contato.

Foto: Janaína Pepeu.