Programa Negócios 4.0 oferece cursos gratuitos de empreendedorismo digital em Caruaru e no Sertão-PE

Programa Negócios 4.0 oferece cursos gratuitos de empreendedorismo digital em Caruaru e no Sertão-PE

16 de maio de 2022 0 Por blogem

O Programa Negócios 4.0, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, oferece na próxima semana diversos cursos gratuitos para os moradores do interior pernambucano que buscam conhecimento no mundo digital. Em Caruaru, no Agreste, iniciam no próximo dia 20 as aulas do curso de Empreendedorismo Digital na Escola Técnica Ministro Fernando Lyra, das 14h às 18h30. Já para quem mora em Arcoverde e Petrolina, no Sertão, as aulas de Entendimento do Comportamento do Consumidor Digital começam no dia 18 de maio.

Ainda para os arcoverdenses, no dia 19 tem início o curso de Introdução ao Direito Digital. Quem mora em Petrolina poderá aproveitar também o curso de Anúncios em Mídias Digitais (Facebook, Instagram, Google) que inicia nesse mesmo dia (19.05) e o de Relacionamento e Atendimento ao Cliente Digital, com aulas a partir do dia 20.

As inscrições para todos os cursos também são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, através do site do Inova PE, que é o inovaempresape.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil no Instagram @inovaempresape ou através do WhatsApp (81) 9 9981-4545.

As capacitações são destinadas para micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e profissionais liberais que encontram dificuldades para obter os conhecimentos tecnológicos necessários para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. “As aulas são ministradas por profissionais com experiência nos temas propostos. Então, estamos criando, além de um aprendizado e aprimoramento, uma forma de intercâmbio com pessoas gabaritadas. E como estamos vivendo cada vez mais uma evolução digital, é importante impulsionar essa veia empreendedora”, destaca Jordano Bruno, coordenador do Programa Negócios 4.0.

Além das cidades já mencionadas, outros municípios serão beneficiados com os cursos. São eles: Araripina, Palmares, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Surubim, Petrolândia, Garanhuns, Salgueiro e Trindade. A perspectiva é de beneficiar cerca de 2.500 pessoas de forma direta e 25 mil de forma indireta. “A ideia é estimular o crescimento do número de micro e pequenas empresas que utilizam tecnologias habilitadoras modernas e, ao mesmo tempo, qualificar as pessoas para o mundo digital”, declarou Jordano.

O Programa Negócios 4.0 envolve estudo técnico, planejamento e execução de ações que promovem a sensibilização de atores envolvidos em atividades de comércio, serviço e turismo e estímulo ao uso de tecnologias habilitadoras modernas para a transformação digital de seus negócios. O programa integra o “guarda-chuva” de ações do Forma.AI, que é o maior a nível estadual de formação de pessoas para as habilidades de futuro estruturado, aprimoramento e qualificação de recursos humanos em diferentes níveis de educação. Também conta com outros sub-programas: Residências Tecnológicas (Resitec), Extensão Tecnológica (PET), Programa de Extensão Tecnológica para o governo (PET.GOV), Programa Universidade para todos (PROUNI), Programa Universidade para todos em Pernambuco (PROUPE) e Programa de Inovação Educacional – Capacitação Tecnológica para Educadores (INOV.EDU).