Jorge Quintino volta a cobrar carteira para portadores de fibromialgia

Jorge Quintino volta a cobrar carteira para portadores de fibromialgia

24 de novembro de 2021 0 Por blogem

Em visita à Secretaria de Saúde do município, o vereador Jorge Quintino cobrou posicionamento das carteirinhas que vão permitir acesso prioritário aos portadores de fibromialgia.

“Solicitamos através de alguns requerimentos ao Executivo, um Projeto de Lei que atenda a pessoa com fibromialgia, já que não cabe ao Legislativo criar essa propositura por impedimentos legais. A secretária Bárbara Florêncio nos disse que está bastante empenhada para entregar as carteirinhas ainda esse ano”, pontuou o vereador Jorge.

O parlamentar ressaltou ainda que possui um Projeto de Lei de sua autoria já aprovado pela Casa (nº 8763 de 2021) que dispõe sobre a conscientização da síndrome “Fibromialgia” e o reconhecimento da “Semana Roxa”, que deverá acontecer na terceira semana de maio.

“Esperamos que até lá, todos os portadores já estejam com sua carteirinha e que possamos comemorar na “Semana Roxa” mais uma vitória para todos eles”, concluiu o vereador.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 3% da população brasileira sofre de fibromialgia. O problema causa dores nos músculos do corpo todo. A síndrome é caracterizada por dor muscular generalizada crônica, dor à palpação da musculatura, alterações do sono, cansaço e problemas com o humor, a concentração e a memória. A fibromialgia pode surgir naturalmente ou depois de uma lesão física, cirurgia, infecção ou grande estresse.