Exposição do artista Humberto Botão no Sesc Caruaru começa nesta sexta-feira (15)

Exposição do artista Humberto Botão no Sesc Caruaru começa nesta sexta-feira (15)

14 de outubro de 2021 0 Por blogem

Após quase dois anos fechada, em virtude da pandemia da COVID-19, a Galeria Mestre Galdino, do SESC Caruaru, retoma suas atividades em grande estilo, com a exposição Vias e Territórios, do artista visual caruaruense, Humberto Botão. A exposição de arte contemporânea terá sua abertura na próxima sexta-feira, 15, às 19h30. Vias e Territórios reúne 45 trabalhos artísticos, dos mais variados suportes: pintura, escultura em ferro, concreto e cerâmica, instalações, performance-instalação e vídeo arte, com Curadoria de Carlos Lima e expografia de Caju Galon.

De acordo com parte do trecho curatorial, “Vias e Territórios se apresenta como um percurso biográfico que mescla a sua trajetória pessoal e o seu processo criativo, ao mesmo tempo em que abre espaço para que o observador preencha as lacunas narrativas com sua participação/presença. Mais do que um testemunho em primeira pessoa, Humberto provoca o sentir plural, crítico e empático à medida que evoca os diversos eus que integram o seu eu singular”.

“É uma grande responsabilidade retomar as atividades do SESC com uma exposição individual minha, ainda mais, que conta fragmentos da minha história. Apesar de ser uma narrativa autobiográfica, acredito que também reflete partes da história de quem vê, pois trata de aspectos sociais, políticos e ancestrais. Está tudo sendo preparado com muito cuidado e carinho, espero que quem esteja presente possa sentir o tamanho da satisfação que é desenvolver esse projeto junto ao SESC”, destaca o artista.

Para Severino Florêncio, supervisor de cultura do SESC Caruaru, “será um dia histórico! Após quase dois anos vamos retomar as atividades, seguindo todos os protocolos de sanitários. A exposição está linda, viver essa retomada com Vias e Territórios, é um privilégio”, assegura.

A exposição ficará aberta para visitação até dia 23 dezembro, de segunda a sexta, das 10h às 17h. Ao longo deste período, o artista ainda desenvolverá outras atividades pedagógicas e interventivas que compõem a grade de programação.  A classificação é livre e a entrada gratuita, mas só é permitida com uso de máscara.

SOBRE O ARTISTA
Cearense de nascimento, Humberto Botão reside em Pernambuco desde 1995 e, em 2019, recebeu Título de Cidadania Caruaruense. Artista há mais de 20 anos, com ateliê localizado no Alto do Moura, possui em sua bagagem experiência com artes visuais, oficinas, produção cultural, direção de produção e cenografia. É idealizador da Expo Cores da Terra, membro do Conselho Municipal de Cultura, membro-fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Caruaru (AAPC) e do Coletivo Feira Vital.

Ficha Técnica

Realização: SESC
Apoio: Circullus, Job Criative, Nahsom Filmes, Casa di Lúcio, A. C. Têxtil e Restaurante Histórias do Mundo

Artista: Humberto Botão
Curador: Carlos Lima
Expografista: Caju Galon
Produtora e Assessora de Imprensa: Amanda Nascimento
Mediador:  Wellington Marcone