Taxa de transmissão da Covid-19 está abaixo de um há três meses em Pernambuco

Taxa de transmissão da Covid-19 está abaixo de um há três meses em Pernambuco

13 de setembro de 2021 0 Por blogem

A taxa de transmissão da Covid-19 em Pernambuco segue abaixo de 1 pelo terceiro mês seguido. O último índice, divulgado na sexta-feira (11), aponta a taxa de transmissão em 0,89. Isso significa que cada 100 pessoas podem transmitir o novo coronavírus para outras 89, em progressão decrescente. Os números são do grupo Covid-19 Analytics – formado por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

A redução da taxa de transmissão é fruto do avanço da vacinação e do trabalho para conter o novo coronavírus em todo o Estado. Mesmo assim, o momento não permite que abaixemos a guarda. O uso da máscara, higienização das mãos, distanciamento social e preferência por locais arejados continuam sendo fundamentais para que a taxa permaneça sendo reduzida.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (13/09), 90 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 15 (17%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 75 (83%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 613.526 casos confirmados da doença, sendo 53.658 graves e 559.868 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim registra um total de 548.390 pacientes recuperados da doença. Destes, 32.067 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 516.323 eram casos leves.

Também foram confirmados laboratorialmente 13 novos óbitos (7 masculinos e 6 femininos), ocorridos entre os dias 03/06/2021 e 12/09/2021. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Carpina (2), Goiana (1), Joaquim Nabuco (1), Palmares (2), Recife (6) e  Sertânia (1). Com isso, o Estado totaliza 19.552 mortes pela doença.

Os pacientes tinham idades entre 34 e 82 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (2), 40 a 49 (1), 50 a 59 (3), 60 a 69 (3), 70 a 79 (2) e 80 e mais (2). Desse total, dez tinham doenças preexistentes: diabetes (5), doença cardiovascular (4), obesidade (2), tabagismo/histórico de tabagismo (2), hipertensão (1), doença cromossômica (1), doença respiratória (1), doença renal (1) e doença neurológica (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais seguem em investigação.

TERCEIRA DOSE E MOBILIZAÇÃO – A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promoveu, nesta segunda-feira (13/09), reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) junto aos municípios pernambucanos para discutir e pactuar a utilização da dose de reforço de vacinas contra a Covid-19 (3ª dose) – que deve ser direcionada para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos graves – além de definir uma grande mobilização para aplicação da segunda dose em todo o Estado – com o objetivo de ampliar o número de pessoas com o esquema vacinal completo.

“Pactuamos uma grande mobilização destinada para aplicação da segunda dose, envolvendo todos os municípios pernambucanos, sendo definido o “Dia D” em 25 de setembro. Essa convocação juntos às cidades é fundamental para que possamos avançar conjuntamente na imunização em nosso Estado e garantir a continuidade do esquema, já que mais de 600 mil doses, de diversas fabricantes, estão em atraso. A proposta é que os municípios realizem já a partir da próxima semana suas ações estratégicas que devem culminar com o Dia D, impulsionando nossa cobertura de segunda dose. Não podemos esquecer, ainda, da presença do vírus da variante delta em circulação no nosso Estado”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Para administração de reforço de vacinas contra a Covid-19 (3ª dose), a estratégia a ser adotada, inicialmente, é a aplicação de doses em todos os idosos acima de 70 anos que deverá ocorrer seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente do imunizante aplicado. Para os idosos que vivem Instituições de Longa Permanência a vacinação já pode ser realizada acima dos 60 anos.

Outro grupo a ser beneficiado são os indivíduos com alto grau de imunossupressão (transplantados, pessoas vivendo com HIV/Aids, indivíduos que estão realizando quimioterapia, além de pacientes em hemodiálise). Neste grupo o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico.

A vacina a ser utilizada para a dose adicional deverá ser, preferencialmente, Pfizer ou, de maneira alternativa, Janssen ou Astrazeneca. “A princípio, segundo orientações do Ministério da Saúde, esses dois grupos devem ser favorecidos. No entanto, com o avanço da vacinação nas demais faixas etárias, a depender da evolução da epidemia no país, bem como o surgimento de novas evidências científicas, a administração de doses adicionais para outros grupos poderá ser considerada”, pontua a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo. As doses de reforço devem ser distribuídas aos municípios a partir do dia 15 de setembro, data definida pelo MS para o envio dos imunizantes ao Estado.

“Assim que as doses chegarem ao Estado, convocamos esses grupos a tomarem a 3ª dose da vacina, pois sabemos que é importante para garantir uma imunidade mais eficiente contra o vírus. Também sabemos que a segunda dose da vacina é fundamental para o não agravamento dos casos, por isso, os municípios estão empenhados nessa grande mobilização que ocorrerá na próxima semana”, afirma o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), José Edson de Souza.

MAIS VACINAS – Mais 232.830 doses do imunizante contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegaram a Pernambuco, na manhã desta segunda-feira (13.09). O voo trazendo 34 volumes da carga aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, às 10h, e os insumos seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para conferência de temperatura e separação dos quantitativos que serão destinados aos municípios do Estado. No fim da manhã, outro voo chegou ao Estado transportando 19.395 frascos do diluente utilizado na preparação da vacina antes da aplicação. O repasse do insumo, feito pelo Ministério da Saúde (MS), estava atrasado há mais de 20 dias.

“As doses de vacinas recebidas esta manhã serão destinadas para iniciar novos esquemas vacinais de adolescentes com comorbidades e população acima dos 18 anos. Assim, será possível seguir avançando no andamento da imunização em nosso Estado”, detalhou o governador Paulo Câmara.

De acordo com o secretário de saúde, André Longo, a chegada dos frascos do diluente é importante para garantir o processo de vacinação. “O insumo é utilizado obrigatoriamente na preparação da vacina deste fabricante e nos assegura dar seguimento procedimento. Estamos com a expectativa do recebimento de nova remessa de diluentes ainda esta semana”, afirmou.

Desde o início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 11.358.440 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.169.020 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.203.320 da Coronavac/Butantan, 2.813.850 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 8.810.758 doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).

Com relação às primeiras doses, foram 5.942.401 aplicações (cobertura de 71,50%). Do total, 2.868.357 pernambucanos (34,51%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 2.695.366 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 172.991 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh. No ambiente on-line, há as coberturas por grupo e por municípios, doses aplicadas x distribuídas por cidade, perfil dos vacinados (sexo, raça/cor). Há, ainda, as bases de dados para download.