Detentos de Canhotinho produzem altar para igreja do município

Detentos de Canhotinho produzem altar para igreja do município

23 de agosto de 2021 0 Por blogem

Detentos do Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), unidade prisional do regime semiaberto, em Canhotinho, concluíram, na sexta-feira (20.08), a construção do altar na Igreja Evangélica Kerigma, no município. Os quatro reeducandos fazem parte do Projeto Pau que Nasce Torto Vira Arte, criado há quatro anos no CRA. O nome remete à possibilidade do indivíduo se ressocializar através do trabalho contradizendo o ditado popular Pau que Nasce Torto, Morre Torto.

Durante três dias, os artesãos trabalharam em horário integral produzindo o altar e o púlpito em madeira pallet pintada, além da luminária. O projeto, que contempla 50 pessoas privadas de liberdade (PPLs), utiliza o artesanato como ferramenta de capacitação, geração de trabalho e renda. A produção vai desde objetos de decoração, móveis, redes, instrumentos musicais a altares religiosos, O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, ressalta a importância da laborterapia dentro da unidade prisional. “O trabalho já é uma forma de crescimento intelectual e cultural, unido à remição de pena e ao ganho financeiro, ele se torna efetivamente uma alternativa de reinserção do preso na sociedade e no ambiente familiar”, explicou.

Na oficina do CRA trabalham os monitores (PPLs concessionados) e os artesãos (demais PPLs), ambos têm direito à remição de pena na proporção de um dia a menos a cada três trabalhados. O concessionados recebem 70% do salário mínimo, ficando 25% no pecúlio, e os demais têm direito à renda resultante da venda dos produtos.

Fotos: Divulgação/Seres