Campanha do IMOA “Doe Seu Retalho”: Empresas doam sobras e famílias confeccionam artesanato

Campanha do IMOA “Doe Seu Retalho”: Empresas doam sobras e famílias confeccionam artesanato

15 de agosto de 2021 0 Por blogem

Com um olhar humanitário e cauteloso, perante a vulnerabilidade de famílias que geram renda através de reciclaveis, o Instituto Movimento Ambiental Pernambuco (IMOA), foi criado com o intuito de promover a dignidade de forma honrosa a partir de políticas sustentáveis, diante de uma perspectiva reversa dos residuos industriais. O objetivo é resignificar o destino de materiais que são considerados desnecessários perante às indústrias do maior Pôlo de Têxtil do Nordeste, localizado no agreste pernambucano, transformando-os em ursinhos, entre outros artigos artesanais. Retalhos e aparadas de tecido possibilitam uma infinidade de utilidades. Sabendo disso, o IMOA lançou a campanha “Doe Seu Retalho”, para a arrecadação desse material.

“Nós já temos um sistema, para fazer uma política reversa, diante desses resíduos. As empresas doam as sobras para a gente, e as famílias cadastradas confeccionam esse artesanato que posteriormente é vendido, e com isso geramos renda para essas famílias”, explica o Coordenador de Projetos o IMOA, Armando Nascimento.

Ao todo, 72 famílias dos bairros Santa Rosa e Vassoural, fazem parte do projeto. Todo o material arrecadado será pesado e destinado a criação de produtos sustentáveis nas comunidades de Caruaru. Além de contribuir para um mundo mais limpo, já que essas sobras iam para o lixo, as fábricas também ajudam para a continuidade desse trabalho, que é realizado desde janeiro de 2020. As doações podem ser entregues no Centro Tecnológico do Agreste (ITEP), localizado na Rua Dalton Santos – 319, no bairro São Francisco de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h.