Covid-19: morre filipino tripulante de navio ancorado no Porto do Recife

Covid-19: morre filipino tripulante de navio ancorado no Porto do Recife

18 de julho de 2021 0 Por blogem

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi notificada, neste domingo (18/07), do falecimento de um tripulante do navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre. O homem, de origem filipina, de 50 anos, estava internado em leito de terapia intensiva em um hospital particular do Recife desde o último dia 1º/07. Representantes da SES-PE, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da empresa responsável pelo navio estão em tratativas para cremação segura do corpo do tripulante filipino.

A embarcação vinha da Europa com destino  ao Porto de Paranaguá, no Paraná, contudo, devido à suspeita da Covid-19, foi necessário atracar no Porto do Recife no último dia 30 de junho, a partir de recomendação da Anvisa.

Além do tripulante que veio a óbito neste domingo, outros dois, de 25 e 48 anos, adoeceram pela Covid-19 e precisaram de hospitalização. Ambos estão estáveis em leito de enfermaria. Esses outros dois casos tiveram suas amostras biológicas analisadas por sequenciamento genético no Instituto Aggeu Magalhães (IAM – Fiocruz PE), resultando na confirmação da presença da variante delta, originária da índia. A amostra do paciente que veio a óbito não apresentava as especificações técnicas para o sequenciamento.

A SES-PE informa, ainda, que vem monitorando todos os tripulantes do navio. Entre as ações de monitoramento, está a testagem periódica para identificar se ainda há a presença do novo coronavírus entre os trabalhadores. Entre a última quinta e sexta-feira (15/07 e 16/07), foram realizadas as coletas de amostras biológicas para novo teste de RT-PCR e os resultados apontaram que, além do homem que veio a óbito, 3 tripulantes ainda apresentam quadro positivo para o vírus (os 2 pacientes que seguem hospitalizados e 1 que permanece em isolamento no navio). Outros 15, que estão na embarcação, tiveram resultado negativo.

Após a confirmação da variante delta nos dois tripulantes do navio, o Governo do Estado solicitou ao Ministério da Saúde o envio para Pernambuco de mais 420 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e 840 mil testes de antígeno. A iniciativa – assim como aconteceu no Maranhão – tem como objetivo conter a transmissão da variante no território pernambucano.

Foto: Navio Shoveler, de naturalidade cipriana – Coordenadoria de Imprensa/Porto do Recife