Detentos de Presídio em Pernambuco ganham marcenaria toda reformada

Detentos de Presídio em Pernambuco ganham marcenaria toda reformada

10 de junho de 2021 0 Por blogem

Para melhor atender às necessidades e oferecer mais segurança às pessoas privadas de liberdade (PPLs) que trabalham na marcenaria do Presídio de Igarassu (PIG), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio de sua Executiva de Ressocialização (Seres), reformou o espaço e criou novos ambientes.

Com a mão de obra carcerária formada por pedreiros, pintores,  encanadores e eletricistas, foram construídos o refeitório, escritório e banheiro e padronizada toda a parte elétrica da marcenaria, incluindo os pontos elétricos e máquinas. O espaço também passou por melhorias na sua estrutura física com pintura, além de ganhar locais reservados para a organização dos instrumentos de trabalho e equipamentos de proteção individuais.

Diariamente, 16 detentos, sendo seis concessionados – que exercem atividade remunerada dentro das unidades prisionais – e dez voluntários, cumprem jornada de trabalho na marcenaria. Todos capacitados, muitos com experiência adquirida antes de serem presos, produzem todos os tipos de móveis planejados os quais são utilizados nos próprio PIG ou em outras unidades prisionais. Em caso de venda, um percentual vai para os trabalhadores e outro destinado à manutenção do espaço. “Todo investimento feito em trabalho dentro dos presídios têm impacto positivo não só na vida do preso, mas na rotina da unidade prisional, da família e da população em geral. Não podemos esquecer que após cumprir a sua pena, ele voltará ao convívio social”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Todos os trabalhadores da marcenaria têm direito à remição de pena na proporção de um dia a menos a cada três trabalhados. Os concessionados recebem também 75% do salário mínimo. De acordo com a Lei de Execuções Penais, 25% do valor ficam retidos no pecúlio para serem liberados quando o reeducando ganhar a liberdade.

 Fotos: Divulgação/Seres