União Beneficente de Caruaru comemora 98 anos de fundação

União Beneficente de Caruaru comemora 98 anos de fundação

20 de maio de 2021 1 Por blogem

Nesta quinta-feira (20), é comemorado o aniversário de 98 anos de fundação da União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru. A entidade foi criada e é mantida por trabalhadores de vários segmentos produtivos – autônomos e não autônomos, tendo como missão atender às necessidades de diversos segmentos de trabalhadores, tais como pedreiros, pintores, mecânicos, entre outros profissionais.

Para o atual presidente da entidade, este é um dia festivo e que deve ser lembrado por todos os caruaruenses “a União Beneficente é reconhecida pelo excelente trabalho que desenvolve, cuidando desses profissionais que são muito importantes para a coletividade mas, que ainda não são respeitados devidamente. Além disso ajuda na preservação da cultura e da história de Caruaru”, disse Marcolino.

Não haverá comemorações, devido a pandemia do novo coronavirus. A entidade, que foi oficialmente aberta em 20 de maio de 1923, é localizada na Rua 13 de maio, nº 82, 1º Andar, Centro.

Presidente José Marcolino

Artigo escrito pelo Historiador e Engenheiro Hélio Florêncio.

Hoje, como não poderia ser diferente, comemoramos, mesmo de modo virtual, os 98 anos de fundação da União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru- UBAPC.
No dia 20 de maio do ano de 1923 um grupo de homens idealistas, reuniu-se na residência de um deles, senhor José Borges, na Rua Saldanha da Gama, com a finalidade de fazer chegar ações específicas para o desenvolvimento humano dos artistas dos mais diversos segmentos da cidade, em vista de naquela época não existir nenhuma outra instituição em favor da classe de artistas de qualquer natureza.
Já no dia seguinte, reuniu-se o grupo na sede da Sociedade Caruaruense Musical Nova Euterpe, situada na casa n° 40, da rua Vigário Freire com a finalidade de eleger sua primeira diretoria, os quais foram logo empossados em seus respectivos cargos, e tratar também da criação do seu estatuto. Na ocasião foi criada também uma Caixa Mútua em benefício da família de sócio falecido, ocasião que cada associado pagaria a quantia adicional de um mil réis para formação do pecúlio. A diretoria ficaria assim constituída, com foto a seguir:
 Presidente: João Gervásio de Sant’Ana (Jova Marceneiro);
 Vice-presidente: Maximino Francisco Pereira,
 1° Secretário: João Pereira da Cruz
 2° Secretário: Luiz Gonzaga de Oliveira:
 Tesoureiro: Rodolpho Francisco de Vasconcellos.
No início, o objetivo geral era ajudar e fomentar políticas públicas que pudessem viabilizar a União Beneficente em entidade de caráter filantrópico e sem fins lucrativos. A ideia era marcar um ciclo de socialização das ações devido à falta de sindicatos e associações relacionadas aos artistas, alfaiates, pedreiros, sapateiros e pintores que mantinham suas atividades autônomas. Depois de debatido o assunto democraticamente, foi criada a instituição desejada, com o nome de UNIÃO BENEFICENTE DOS ARTISTAS DE CARUARU, posteriormente, para melhor abrangência foi incluído o nome PROFISSIONAIS, ficando assim o nome com-pleto de UNIÃO BENEFICENTE DOS ARTISTAS E PROFISSIONAIS DE CARUARU – UBAPC.
Foi considerada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal (este último pelo Ministério da Justiça). For reconhecida como Entidade de Fins Filantrópicos, pelo então Ministério da Previdência e Assistência Social com Registro no CNAS .
Nos primeiros anos de sua fundação a União dividia a sede com a Sociedade Caruaru-ense Musical Nova Euterpe a Rua Vigário Freire, Nº 40, que pela feliz convivência lhe outorgou o Título de Sócio Benemérito.
De 1935 a 1936 serviu de Presidente o associado Cantilino Silva o qual de pronto convocou a diretoria e expôs a necessidade de uma sede própria, avisando aos companhei-ros, que na rua Treze de Maio, a casa n° 82 estava exposta à venda pela importância de um conto e duzentos mil réis. Após algumas resistências, alguns diretores foram contra alegando o preço ser muito alto e ser muito distante do centro da cidade, ficou acordada a compra do referido imóvel, adquirida no dia 04 de dezembro de 1935.
De outubro de 1963 a dezembro de 1981 (quando veio a falecer em 24/12/1981), es-teve à frente do destinos da UBAPC, eleito e reeleito por diversas vezes, o associado BELMI-RO CHAVES DE OLIVEIRA, o qual não mediu esforços para dinamizar e desenvolver a enti-dade.
Em contato com os Poderes Públicos, conseguiu verbas municipais, estaduais e fede-rais, organizou o sistema de cobrança das mensalidades, reconstruiu a Sede Social até o 1° andar, adquiriu móveis e utensílios.
Após o falecimento do Presidente, Sr. Belmiro Chaves de Oliveira, assumiu a presidên-cia da UBAPC, em janeiro de 1982, o seu vice, Sr. José Marcolino da Silva. Em 1983, José Mar-colino da Silva, foi eleito presidente, sendo reeleito em 1985, 1987 e 1989, este último com mandato até outubro de 1993, em virtude de decisão da Assembleia Geral que alterou a duração dos mandatos para quatro anos. Essa atual diretoria conseguiu junto ao MEC verba para construção de mais um pavimento (2° andar).
Desde a sua fundação, esta Entidade vem assistindo aos seus associados e dependen-tes, dentro das suas possibilidades. Essa assistência, vem crescendo diversificadamente des-de a década de 1970. Atualmente, a UBAPC, conta com um grande quadro de sócios, sendo que 70% desses, estão sem contribuir com a entidade, e com a falta da contribuição mensal desses associados, a UBAPC, passa por algumas dificuldades para manutenção de seu patrimônio.
Conta com aulas de violão, curso de desenho e pintura em tela, curso de confeitaria, todos eles com desconto para os associados, bem como, assistência médica, assistência jurí-dica, entre outras atividades.
A Diretoria atual, para o período de 2017 /2021 é formada pelos senhores:
 Presidente: José Marcolino da Silva;
 Vice-presidente: Manoel Vítor Vieira Filho
 1º Secretário: Pedro Salvador da Rocha
 2º Secretário: Maria José de Sousa Silva;
 Tesoureiro: Cladirsson Ferreira Pinto;
 Vice-Tesoureiro: Mauro Maurício J. de Carvalho.