Dinheiro arremessado pela varanda: MP Eleitoral pede nova eleição em Joaquim Nabuco (PE)

Dinheiro arremessado pela varanda: MP Eleitoral pede nova eleição em Joaquim Nabuco (PE)

20 de abril de 2021 0 Por blogem

O Ministério Público Eleitoral pediu uma nova eleição no município de Joaquim Nabuco, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A decisão foi tomada porque o vice-prefeito eleito foi flagrado jogando dinheiro para os eleitores após a confirmação do resultado das Eleições 2020, em 15 de novembro de 2020.

Testemunhas relataram que “muita gente pegou dinheiro” e que “teve gente que pegou 150, 200 reais. Cédulas de 50 e 100 reais “foram arremessadas da varanda da residência do vice-prefeito, Eraldo de Melo Veloso (MDB)”.

Por meio de nota, a defesa dos gestores informou que o prefeito Neto Barreto lamenta a judicialização das eleições 2020 ao passo que promove com ímpeto e muita serenidade sua defesa, confiando na justiça”.

Em ação proposta pela coligação adversária, Eraldo de Melo Veloso e Neto Barreto, foram condenados em primeira instância, pela 38ª Zona Eleitoral de Pernambuco, por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

Por causa da condenação, o prefeito e o vice receberam pena de cassação do registro de candidatura, de inelegibilidade por período de oito anos e multa de 20 mil reais para cada um. Ambos recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para tentar reverter a decisão.