Bruxismo: entenda o que é essa disfunção que pode afetar sua vida

Bruxismo: entenda o que é essa disfunção que pode afetar sua vida

27 de março de 2021 0 Por blogem

O bruxismo é uma doença funcional que tem como principal característica o ranger ou aperto dos dentes durante o sono. Essa desordem pode acarretar vários problemas aos dentes como desgaste e amolecimento dos dentes, além de também causar problemas aos ossos gengivas e articulações da mandíbula (ATM). Em 2020, o bruxismo foi uma das doenças que mais cresceu já que uma de suas causas é a ansiedade e o estresse.

A dentista Luedja Araújo, credenciada ao cartão Saúde São Gabriel, explica as consequências da doença. “É comum que os pacientes cheguem no consultório se queixando de dores de cabeça, musculatura da mandíbula cansada, não consegue dormir bem, tem dificuldades de abertura bucal entre outros sintomas. Tudo isso dificulta a vida do paciente que perde a qualidade de vida, não consegue comer e dormir”, afirma.

A dentista explica que ainda não se sabe as causas da doença, mas ela é comum em pacientes que apresentem quadro de ansiedade e estresse. “O melhor remédio é sempre a prevenção. Depois que os sintomas estão instalados, o tratamento é muito mais demorado e muito mais difícil de ser curado. Então, nós recomendamos aos pacientes que eles façam alguma atividade física ou de lazer durante o dia para que eles não tenham um pico de estresse tão alto. Em alguns casos mais graves, é ideal que o paciente utilize um protetor bucal ou a aplicação de uma toxina botulínica”, orienta a dentista Luedja Araújo.