Secretaria de Saúde-PE registra mais de 2 mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Secretaria de Saúde-PE registra mais de 2 mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

26 de janeiro de 2021 0 Por blogem

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (26/01), 2.124 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 79 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.045 (96%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 253.415 casos confirmados da doença, sendo 30.800 graves e 222.615 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim registra um total de 215.937 pacientes recuperados da doença. Destes, 18.953 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 196.984 eram casos leves.

Também foram confirmados laboratorialmente 22 novos óbitos (11 masculinos e 11 femininos), ocorridos entre os  dias 12 e 25/01. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios do Afogados da Ingazeira (1), Canhotinho (1), Garanhuns (1), Jaboatão dos Guararapes (6), Mirandiba (1), Olinda (2), Palmares (1), Paulista (1), Petrolina (1), Recife (4), Saloá (1), São Caitano (1) e Serra Talhada (1). Com isso,  Estado totaliza 10.222 mortes pela doença.

Os pacientes tinham idades entre 55 e 99 anos. As faixas etárias são: 50 a 59 (1), 60 a 69 (6) e 70 a 79 (10) e 80 ou mais (5). Do total, 21 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (11), diabetes (8), obesidade (5), hipertensão (5), câncer (2), doença renal (2), imunodepressão (1), e doença respiratória (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um caso segue em investigação.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 25.241 casos foram confirmados e 45.013 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.

VACINAÇÃO – Pernambuco iniciou, nesta terça-feira (26.01), a imunização dos idosos com mais de 85 anos de idade. O ato simbólico, que contou com a presença do governador Paulo Câmara, aconteceu no Compaz Escritor Ariano Suassuna, localizado no bairro de San Martin, no Recife, e teve, ao todo, dez pessoas desse público-alvo vacinadas. As 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford, que chegaram ao Estado no último domingo, estão sendo destinadas à imunização de pernambucanos desse grupo prioritário.

“As vacinas já saíram de toda a nossa distribuição, e devem chegar à última Gerência Regional de Saúde no interior até o final do dia. O Governo do Estado está cumprindo com o planejamento. As vacinas chegam a Pernambuco, são redistribuídas para todas as Geres e os municípios ficam aptos a buscar suas doses”, enfatizou Paulo Câmara. O insumo da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, em sua primeira remessa, é voltado para os idosos a partir dos 85 anos. Das 84 mil doses, 79,9 mil foram para os municípios e pouco mais de 4 mil ficaram com o Estado para possíveis ajustes posteriores com as cidades. O montante total desse fabricante será apenas para a primeira dose. A segunda, que deve ser feita três meses após a primeira, será encaminhada posteriormente pelo Ministério da Saúde.

A primeira a receber a vacina contra a Covid-19 foi Maria das Neves, de 91 anos. Acompanhada de uma das filhas, ela se disse realizada com o momento. “Agora vou poder abraçar meus filhos e meus

netos, mas sempre mantendo todos os cuidados necessários. Estou voltando para casa aliviada e feliz”, contou. A filha de Maria das Neves, Lucia Valença, disse estar esperançosa em dias melhores. “É um momento de alívio e de esperança que marca o começo do fim dessa pandemia. Minha mãe é uma pessoa de risco, então estávamos todos angustiados”, ressaltou.

A população a partir dos 85 anos de idade representa 5% de todos os idosos de Pernambuco. A escolha desse público foi baseada nos dados epidemiológicos. Atualmente, 2/3 dessa faixa etária vem a falecer ao contrair a síndrome respiratória aguda grave (Srag) pelo novo coronavírus. Ou seja, 66% dos adoecimentos a partir dos 85 anos tiveram como desfecho o óbito. Do total das mortes no Estado, 15% são de idosos a partir de 85 anos, que representam apenas 1% de todos os pernambucanos.

Butantan – Além das doses da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, o Governo de Pernambuco enviou para as Geres a remessa de 31,8 mil novas doses da Sinovac/Butantan para os municípios, que devem ampliar a vacinação dos trabalhadores de saúde, priorizando aqueles da linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus e avançando para os demais de acordo com a realidade da rede do território. Outras 6,5 mil do mesmo fabricante ficaram com o Estado para as ações na rede sob sua gestão, totalizando as 38,4 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

O quantitativo será utilizado para a primeira e segunda doses e soma-se aos 270 mil recebidos na semana passada, também para ambas as doses – a segunda deve ser aplicada entre 2 e 4 semanas após a primeira. “Os municípios mais próximos da capital já estão pegando suas doses e poderão começar ainda hoje suas atividades de imunização”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

DOSES – Ao todo, juntando a primeira remessa da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz com a nova remessa de doses da Sinovac/Butantan, estão seguindo para os municípios 111.820 unidades dos imunizantes, sendo mais de 79,9 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e 31,8 mil da Sinovac/Butantan. A divisão foi feita de forma equânime entre os municípios, em pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), de acordo com seus munícipes inclusos nos grupos prioritários.

Além dos trabalhadores de saúde e dos idosos a partir dos 85 anos, neste primeiro momento, também foram contemplados idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados.

O uso dos imunizantes foi analisado com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e pactuado com os municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da última segunda (25/01). A SES-PE reforça que ambas as vacinas enviadas para Pernambuco, tanto a Coronavac/Butantan como a AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, são seguras, aprovadas para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já estão sendo usadas em outros diversos países no combate ao novo coronavírus.

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco, 51.118 pessoas que fazem parte do público prioritário da primeira fase da campanha no Estado já foram imunizadas. Deste total, 41.358 foram trabalhadores da saúde (sendo 7.292 profissionais que atuam nos hospitais do Governo de Pernambuco); 6.521 indígenas aldeados; 3.131 são idosos institucionalizados; e 108 pertencem ao grupo de pessoas com deficiência institucionalizadas.

AMAZONAS – Estão conscientes e orientados, com quadro de saúde considerado estável, os seis pacientes transferidos do Amazonas na madrugada desta terça-feira (26.01) para Pernambuco. Internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem (antigo Alfa), estão passando por exames de avaliação e recebendo todo o suporte da equipe

multiprofissional do serviço – dois recebem suporte de oxigenação através de cateter nasal e quatro por máscara não reinalante. São 5 homens e uma mulher com idades entre 35 e 64 anos.

Os novos pacientes se juntam aos outros cinco (três homens e duas mulheres, com idades entre 38 e 50 anos) que chegaram a Pernambuco, na noite do último sábado (23.01), provenientes do mesmo Estado, que vive uma situação crítica com hospitais lotados e escassez de oxigênio. De acordo com a última evolução médica, um respira em ar ambiente e os outros quatro estão com dispositivo de oxigenação (cateter nasal e máscara não reinalante). Todos estão conscientes e orientados.

Outros 10 pacientes encaminhados para a capital pernambucana na madrugada de hoje estão sendo acompanhados pela equipe do Hospital das Clínicas, também no Recife. Eles se juntam a outros cinco pacientes encaminhados para a unidade, que possui gestão federal, que foram encaminhados no último sábado. Ao todo, desde o final de semana, Pernambuco recebeu 26 pacientes do Amazonas enviados pelo Ministério da Saúde.

SÍNDROME PEDIÁTRICA – A Secretaria Estadual de Saúde informa que não foram registrados novos casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P). Até o momento, continuam as 28 ocorrências já divulgadas: 26 evoluíram para cura e alta hospitalar e 2 vieram a óbito.