Bispo de Caruaru recorda ao clero e aos fiés os cuidados e restrições em face da pandemia

Bispo de Caruaru recorda ao clero e aos fiés os cuidados e restrições em face da pandemia

23 de janeiro de 2021 0 Por blogem

O Bispo Diocesano de Caruaru, Dom José Ruy, recorda ao clero e aos fiés, os cuidados e restrições face a pandemia do novo coronavirus. Leia   abaixo.

“A vida humana atravessa situações de grande fragilidade, quer ao entrar no mundo, quer quando sai do tempo para ir ancorar-se na eternidade” (44)

“Somos o povo da vida, porque Deus, no seu amor generoso, deu-nos o Evangelho da vida e, por este mesmo Evangelho, fomos transformados e salvos. Fomos reconquistados pelo “Príncipe da vida” (At 3,15)  (79)

“ Celebrar o Evangelho da vida significa celebrar o Deus da vida, o Deus que dá a vida: ‘Nós devemos celebrar a vida eterna, da qual procede qualquer outra vida. Dela recebe a vida, na proporção das respectivas capacidades, todo o ser que, de algum modo, participa da vida. Essa vida divina, que está acima de qualquer outra vida, vivifica e conserva a vida.’” (84)

Com as palavras do “Evangelho da Vida”, Encíclica profética de São João Paulo II e concernente ao Decreto Estadual de Pernambuco que entrará em vigor à partir de 25 de janeiro de 2021, a respeito de novas restrições em face ao recrudescimento da pandemia do Coronavírus, recordo ao Clero e aos Fiéis:

  1. A necessidade contínua da oração, especialmente aquela solicitada no primeiro Decreto sobre o terço da misericórdia;
  2. A criteriosa aplicação dos meios preventivos:  uso de máscara, distanciamento, uso de álcool;
  3. A quantidade numérica ou percentual deve ser adequada ao determinado, por força de lei, pelos governos municipal, estadual e federal. Por isso, não descuidem do agendamento anterior às celebrações, bem como da marcação dos lugares, igrejas matrizes ou capelas;
  4. Este número reduzido deverá ser observado nas posses de párocos, vigários paroquiais e festas de padroeiros;
  5. O Retiro Anual do Clero está sendo cancelado e remarcado para o mês de agosto;
  6.  Durante a quaresma, a Via-Sacra, que será lançada quarta-feira de cinzas, o quanto possível, seja rezada ao ar livre, com pequenos grupos de fiéis. Havendo necessidade, dupliquem-se os horários. Como exercício espiritual, incentive-se a sua meditação nas famílias, além de poder ser rezada na igreja.
  7. Estão suspensos encontros de pastorais, de movimentos, bem como de Novas Comunidades que superem o quantitativo determinado pelo Governo.

                   Que Nosso Senhor nos seja compassivo e misericordioso nestes tempos.

Em Caruaru, aos 23 de janeiro de 2021.

Dom José Ruy G. Lopes, OFM Cap

Bispo de Caruaru