HRA realizou aproximadamente 5 mil cirurgias no ano de 2020

HRA realizou aproximadamente 5 mil cirurgias no ano de 2020

18 de janeiro de 2021 0 Por blogem

O Hospital Regional do Agreste (HRA) encerrou o ano de 2020 com números expressivos de atendimento, mesmo enfrentando a pandemia da Covid-19. Durante os 12 meses, foram realizadas 4.939 cirurgias, entre eletiva, urgência e emergência, com destaque para a ortopedia, com 3.789 procedimentos cirúrgicos. O total de cirurgias conseguiu superar o ano de 2019, que foi de 4.857 cirurgias.

Os atendimentos de emergência totalizaram 18.871, divididos nas áreas de ortopedia e traumatologia, clínica geral, cirurgia geral, cirurgia bucomaxilar, cirurgia vascular, cirurgia ortopédica, odontologia com trauma bucomaxilar, neurocirurgia, neurologia e oncologia clínica.

Para os atendimentos ambulatoriais, foram registradas 7.769 consultas de especialidades e 8.165 procedimentos no Núcleo de Reabilitação. As especialidade ambulatoriais são oferecidas nas áreas de ortopedia e traumatologia, odontologia com trauma bucomaxilar, cirurgia geral, cirurgia cabeça e pescoço, otorrinolaringologia, neurocirurgia, cirurgia vascular, endocrinologia, oftalmologia, fisioterapia, psicologia, clínica geral, terapia ocupacional e nutrição. E o Núcleo de Reabilitação dispõe de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e ortopedia.

Os exames de imagem, que são fundamentais para um diagnóstico mais preciso, somaram 66.631 projeções/resultados, dentre ultrassom, raio-x, tomografia e endoscopia.

NOVOS LEITOS – Em maio, o HRA inaugurou uma ala exclusiva para a Covid-19, com 38 leitos, sendo 18 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 de enfermaria, que também contava com sala de estabilização para casos de intercorrência. No mês de setembro, com a queda nos atendimentos e reorganização da rede de saúde, a ala da enfermaria foi readequada a pacientes de trauma e oncológicos. Para suprir as demandas de trauma e clínica médica, a unidade foi ampliada e passou a contar com 10 novos leitos de UTI, totalizando 28 leitos somente de Unidade de Terapia Intensiva.

MELHORIAS – Além dos atendimentos, durante o ano de 2020, o hospital passou por intervenções estruturais, elétrica e hidráulica, como pintura interna e externa; troca de portas, vasos sanitários, pias, torneiras, chuveiros; além de reparo em todo o telhado, evitando vazamentos na parte interna; contemplando as salas verde, amarela e vermelha, corredores, recepção central, emergência e enfermarias – incluindo banheiros. Outras áreas que passaram por intervenção foram a cozinha e o Núcleo de Reabilitação, oferecendo melhor estrutura para os colaboradores, pacientes e acompanhantes.

E, em 2021, os trabalhos continuam. De acordo com Pedro Lima, diretor do HRA, os investimentos precisam ser constantes para oferecer um atendimento com ainda mais qualidade. “Começamos o ano com mais uma sala de bloco cirúrgico – agora, são sete – e, em breve, vamos inaugurar mais uma, totalizando 8. A sala de recuperação será ampliada para que possamos elevar o número de cirurgias. Além disso, estamos no processo de aquisição de um novo arco cirúrgico, uma torre de vídeo para cirurgias através de imagem e complementaremos a escala de neurocirurgia, ampliando os atendimentos da área”, adiantou.

Fotos: HRA/Divulgação