Debate virtual aborda tratamento da tuberculose em tempos de Covid-19 nesta quinta-feira (26)

Debate virtual aborda tratamento da tuberculose em tempos de Covid-19 nesta quinta-feira (26)

25 de novembro de 2020 0 Por blogem

Desde os primeiros casos de Covid-19 registrados, a comunidade médica adverte a população sobre os fatores de risco para agravamento da doença. A tuberculose, infecção contagiosa que atinge, principalmente, os pulmões, é uma das enfermidades que acendem o sinal de alerta. Só neste ano, foram mais de 3,4 mil diagnósticos da doença. Considerando a dificuldade de realizar ações presenciais, em função da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizará nesta quinta-feira (26/11), das 14h às 17h, o debate virtual “Diagnóstico e tratamento da tuberculose em adultos e na infância: desafios e oportunidades em tempos de Covid”. A programação, elaborada para marcar a Campanha Estadual de Enfrentamento à Tuberculose, realizada todo mês de novembro, contará com a participação de especialistas do Ministério da Saúde (MS).

A transmissão acontecerá ao vivo no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) – https://www.youtube.com/esppe – , e, apesar de voltada para profissionais de saúde da atenção primária, será aberta para todos os interessados no tema. O encontro também conta com o apoio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), da Coordenação-geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas do MS e do Comitê Pernambucano de Mobilização Social para o Controle da Tuberculose.

“Nas reuniões com profissionais das Regionais de Saúde, identificamos que dois temas precisavam ser abordados: atualizações sobre o tratamento, já que algumas inovações relacionadas à tuberculose foram anunciadas durante a pandemia e precisamos fazer com que essas informações cheguem à ponta da assistência ao paciente; e estratégias para fortalecimento do diagnóstico laboratorial, com o objetivo de qualificar as informações sobre o agente causador da doença, monitorar a evolução do tratamento e documentar a cura”, pontua a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Cândida Ribeiro.

O Programa Estadual de Controle da Tuberculose monitora os indicadores epidemiológicos da doença em todos os municípios, prestando, quando necessário, assessoramento técnico às gestões municipais. A SES-PE também promove formações continuadas com o intuito de capacitar os profissionais envolvidos na vigilância e atenção à saúde.

A DOENÇA – A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Ela afeta, principalmente, os pulmões e é transmitida por vias aéreas, pela fala, tosse ou espirro da pessoa com a doença ativa no organismo. Tosse por mais de três semanas, que pode ser acompanhada por febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga, pode ser um indicativo da enfermidade. O diagnóstico é feito usualmente na atenção primária por meio de investigação clínico-epidemiológica e exames bacteriológicos. O tratamento é feito com medicações via oral ofertado pelo SUS e dura, no mínimo, seis meses.

PREVENÇÃO – A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no SUS (nas unidades básicas de saúde e maternidades). Essa vacina protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea, e deve ser dada ao nascer, ou, no máximo, antes de completarem cinco anos de idade (até 04 anos, 11 meses e 29 dias).

Outra maneira de prevenir a doença é a avaliação de contatos de pessoas com tuberculose, que permite identificar a infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis. Isso possibilita prevenir o desenvolvimento de tuberculose ativa. Em outras situações específicas, pessoas que são diagnosticadas com a infecção latente da tuberculose também têm indicação de receber tratamento para prevenir o adoecimento. Neste caso, é necessário procurar uma unidade de saúde para avaliação.

NÚMEROS – Em 2019, 10 milhões de pessoas adquiriram tuberculose e 1,2 milhões de pessoas morreram pela doença. Os dados são do Relatório Global da Tuberculose 2020, divulgado em outubro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, segundo as estimativas da entidade, outras três milhões de pessoas não foram diagnosticadas com a doença ou não tiveram a notificação comunicada às autoridades de saúde.

Em Pernambuco, de janeiro até 3/11, foram registrados 3.459 novos casos da doença. Em todo o ano de 2019, foram registrados 5.307 casos e 372 óbitos.

CASOS DE TUBERCULOSE – PERNAMBUCO

2015 – 4.599
2016 – 4.577
2017 – 4.968
2018 – 5.026

2019 –  5.307 
2020* –  3.459 
 
* Até  3/11

ÓBITOS POR TUBERCULOSE – PERNAMBUCO

2015 – 423
2016 – 398
2017 – 439
2018 – 382