Novembro Azul: conheça os alimentos que previnem o câncer de próstata

Novembro Azul: conheça os alimentos que previnem o câncer de próstata

14 de novembro de 2020 1 Por blogem

O câncer de próstata constitui um importante problema de saúde pública e é o segundo tipo de câncer mais recorrente em homens acima dos 40 anos. Fatores como: detecção precoce, adesão ao tratamento, hábitos de vida saudáveis e abandono de alcoolismo e tabaco são cruciais para a melhora do prognóstico deste tipo de neoplasia – proliferação de células desordenada que forma uma massa de tecido com anomalia, podendo esta ser benigna ou maligna; a segunda categoria é onde entra o câncer.

A campanha do Novembro Azul traz à tona justamente a importância da prevenção do câncer no público masculino, que muitas vezes tem aversão a realizar exames preventivos. Quando falamos em prevenção, alguns hábitos são essenciais para manter o ótimo funcionamento do organismo e evitar desequilíbrios que possam culminar em um câncer. Dormir bem, realizar atividade física moderada e uma boa alimentação são capazes de reduzir significativamente o risco de neoplasias, pois ajudam a regular o nível de inflamação no corpo (principal causa de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer).

O hábito de ter uma alimentação saudável também é essencial para combater doenças como o câncer de próstata, destaca Paula Brielle, professora do curso de nutrição do UniFavip, e a seguir traz alguns exemplos de itens bastante estudados e que têm papel nessa prevenção:

Os ácidos graxos ômega 3: presentes na sardinha, salmão e também na forma de suplemento, essa gordura do bem regula toda a cascata inflamatória do organismo, prevenindo desde o câncer até doenças degenerativas, como o Alzheimer. Outros exemplos são:

Vegetais verde escuro: couve, brócolis, rúcula e etc. Esses vegetais são ricos em zinco e magnésio, minerais que regulam os processos de proliferação celular.

Licopeno: pigmento presente no tomate, possui diversos estudos associando o seu consumo a uma boa saúde da próstata. Pode ser utilizado na forma de molhos de tomate, combinado a uma boa gordura. como azeite de oliva para melhorar a absorção.

Fibras prebióticas: aveia, linhaça, farinha de banana verde são exemplos de prebióticos, ou seja, fibras que regulam a nossa saúde intestinal. Isso é extremamente importante, pois o intestino é um órgão chave na regulação do sistema imunológico. O uso de lactobacilos probióticos, como o kefir, também auxiliam nessa regulação do intestino.

– Alimentos ricos em zinco: castanhas, arroz integral, etc. O zinco é um importante regulador do ciclo celular, ajudando o organismo a identificar e eliminar uma célula pró-oncológica.

Para eficácia destes alimentos na prevenção ao câncer de próstata, recomenda-sfe consumir com todos com frequência.

Dica importante:

Evitar alimentos ultraprocessados: alimentos com longa vida de prateleira, a exemplo de biscoitos, refrigerantes, salgadinhos, congelados e embutidos, possuem em sua composição diversos conservantes que aumentam o potencial inflamatório do organismo e, por sua vez, favorecem o aparecimento de câncer, por isso, a moderação em seu consumo também constitui um forte fator preventivo. Atualmente, o excesso de carne vermelha também foi reconhecido pela OMS como um fator pró-cancerígeno. É recomendado consumi-la no máximo cerca de 2 vezes por semana.