Raffiê quer criar o SAMU Rural por um serviço de saúde mais inclusivo

Raffiê quer criar o SAMU Rural por um serviço de saúde mais inclusivo

1 de novembro de 2020 0 Por blogem

O candidato à prefeitura de Caruaru Raffiê Dellon (PSD), planeja implantar, a partir de janeiro de 2021, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Rural, o SAMU Rural. Um projeto totalmente voltado às famílias residentes nas zonas rurais que, atualmente, se veem desassistidas pelos órgãos públicos e encontram-se na ausência de atendimento rápido em situações de emergência.

Algumas cidades pelo Brasil também adotaram como medida o SAMU Rural: o SAMU de Coroatá, localizado no Maranhão, idealizado pela ex-prefeita Teresa Murad, foi inaugurado em 2014 em parceria com o governo municipal e estadual. São duas ambulâncias equipadas para atender àqueles que vivem em áreas mais afastadas.

Assim como o SAMU de Barras, no Piauí, reinaugurado em 11 de outubro de 2011. Segundo os dados disponibilizados pela instituição, durante o período da sua retomada foram realizados 274 atendimentos. Já em Coxim, município brasileiro do Mato Grosso do Sul, o coordenador do SAMU, Denilson Moreira, em entrevista para o veículo Diário, afirma que há um automóvel que atende às comunidades em lugares de difícil acesso e os moradores são encaminhados para o Hospital Regional de Coxim.

Raffiê planeja fazer o mesmo: tornar o serviço cada vez mais acessível para todos. “Eu tenho falado nos guias, nas minhas redes sociais e por onde passei que é necessário ser um administrador ou administradora que tenha como prioridade a responsabilidade com toda a população. Todos merecem o mesmo cuidado. Não é possível que um morador do campo quando solicitar uma unidade de emergência, espere por horas uma ambulância que o atenda em sua localidade. Gestão também é sinônimo de uma comunicação inclusiva, é sobre dar dignidade e a oportunidade de todos terem acesso a meios de saúde básicos”, diz.

Foto: Andreza Ferreira.