Marcelo Gomes assina carta-compromisso em apoio a autistas e familiares

Marcelo Gomes assina carta-compromisso em apoio a autistas e familiares

19 de outubro de 2020 0 Por blogem

O candidato a prefeito de Marcelo Gomes (PSB), assinou carta-compromisso com a Associação Mundo Azul (AMA), que reúne familiares de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), comumente conhecido como autismo.

Apoiar causas como essa, para Marcelo, é prioridade, seja no período pleito eleitoral, como também em seu mandato como gestor municipal. Ele destacou projetos de lei e audiências públicas tento em pauta os direitos das pessoas com deficiência e falou ainda da decisão de suspender uso de fogos com ruído. “Cuidar dos que mais precisam é essencial, para que toda a cidade possa crescer. Por isso, estar disposto a ouvir essas demandas é muito importante para mim, não apenas como político, mas também como pai”, destacou o candidato.

O documento traz alguns pontos que facilitam a inclusão dos autistas em diversos ambientes sociais, como escola e espaços públicos, como o acompanhamento de todo o aluno com TEA na rede regular de ensino municipal, implantação do Plano Educacional Individual para estabelecer um planejamento individualizado para cada necessidade, além do mapeamento de pessoas com autismo nos sistemas público e privado de saúde.

Segundo a vice-presidente da AMA, Márcia Carvalho, adotar essas medidas irá proporcionar uma desburocratização do atendimento ao paciente autista e o acolhimento aos familiares, permitindo um maior acesso a informações necessárias, para um diagnóstico e tratamento precisos. “Quanto mais cedo o TEA for diagnosticado, é mais possível um cuidado eficaz. Precisamos ter uma base para facilitar a vida de todos e trazer mais agilidade”, conta Márcia.

Fotos: Miva Filho

Marcelo Gomes e Aílza Trajano, visitaram o distrito do Muricí. Durante passagem pelo local, eles puderam ouvir as demandas dos moradores e comerciantes, verificando problemas da infraestrutura do local.

Uma das queixas mais recorrentes foi em relação ao calçamento e saneamento do local. Algumas ruas não foram contempladas por obas da gestão municipal. O acesso a algumas residências apresentou diversas dificuldades. “Carros, motos e até caminhões enfrentam dificuldades de passar por algumas vias. Vamos fazer um planejamento realmente eficaz, focado em trazer melhorias necessárias para essa região”, conta Marcelo.