Setembro Vermelho: um alerta para doenças do coração

Setembro Vermelho: um alerta para doenças do coração

23 de setembro de 2020 0 Por blogem

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares ou as doenças do coração são a principal causa de morte no mundo. No dia 29 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Coração. A data tem o objetivo de alertar a população sobre os cuidados que devemos ter para prevenir as doenças cardiovasculares, que chegam a causar mais mortes que o câncer.

De acordo com a cardiologista Juliana Valadares, que atende na Clínica São Gabriel, as doenças do coração mais comuns são relacionadas à obstrução dos vasos sanguíneos e à pressão sanguínea nas artérias. “A mais comum é a doença arterial coronariana (DAC), que ocorre quando os vasos sanguíneos do coração estão obstruídos e podem levar ao infarto ou à angina. Além da cardiopatia hipertensiva, causada pela hipertensão arterial sistêmica (HAS), mais conhecida como pressão alta”, afirma.

Geralmente, as doenças do coração são causadas pelo estilo de vida do paciente, como tabagismo, sedentarismo, alimentação rica em sal, açúcar e gordura além do estresse. De acordo com a cardiologista, a melhor forma de prevenir as doenças é adotando um estilo de vida saudável. “Exercícios físicos regulares, aumento da ingestão de vegetais e água, lazer, evitar excesso de álcool e abolir o tabagismo são alguns hábitos fundamentais na prevenção”, orienta.