Projeto “Viva Vitalino” lembra os 111 anos do Mestre Vitalino com missa nesta sexta (10)

Projeto “Viva Vitalino” lembra os 111 anos do Mestre Vitalino com missa nesta sexta (10)

10 de julho de 2020 0 Por blogem

Se vivo estivesse, o Mestre Vitalino completaria 111 anos nesta sexta-feira (10), data em que nos últimos anos vinha sendo lembrado pelo “Viva Vitalino”, evento que nasceu da ideia dos produtores culturais Antonio Preggo e Yone Amorim, em parceria com a família do artesão. A intenção é de manter viva a tradição do barro no Alto do Moura, Em Caruaru, no Agreste pernambucano, bem como de valorizar outros nomes que se destacaram nos mais variados segmentos da cultura e já não estão mais entre nós.

Com programação montada junto a Associação dos Artesãos e Moradores do Alto do Moura (ABMAM) e o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) a 7ª edição do “Viva Vitalino” deveria ter iniciado no mês de maio, com uma série de oficinas, culminando com missa, exibição de filmes, exposição de fotografia e de cerâmica, shows musicais e cortejo, entre os dias 23 e 26 de julho.

Diante da pandemia mundial do novo coronavírus, a festa foi inicialmente adiada e depois cancelada, voltando a ser planejada para o próximo ano. Porém, o nascimento do maior artesão do barro do Brasil e de destaque no exterior, Vitalino Pereira dos Santos, será lembrado em missa que acontece às 17h do próximo domingo (12), tendo como celebrante o padre Everaldo Fernandes. Para evitar aglomeração e em obediência as normas de segurança e a determinação da Diocese de Caruaru, o “Viva Vitalino” e a Família Vitalino avisam que a missa será transmitida pelo Instagram da Igreja de São Sebastião (https://instagram.com/apsao_jose?igshid=cqjhgoje0vio).(Crédito foto: Antonio Preggo).