Bares e Restaurantes do Grande Recife e das Zonas da Mata Norte e Sul podem reabrir a partir do dia 20 de julho em PE

Bares e Restaurantes do Grande Recife e das Zonas da Mata Norte e Sul podem reabrir a partir do dia 20 de julho em PE

10 de julho de 2020 0 Por blogem

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, anunciou hoje, no final da tarde desta quinta-feira (09) que os bares e restaurantes do Grande Recife e das Zonas da Mata Norte e Sul podem reabrir a partir do próximo dia 20 de julho, quando terá início a Etapa 6 do Plano Estadual de Convivência com a Covid-19. O anúncio desagradou o setor, tanto no que diz respeito à data quanto ao horário de funcionamento.
O anúncio foi feito após a carreata de empresários e trabalhadores do setor de Alimentação Fora do Lar em Pernambuco que saíram em carreata da Praça de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, às 9h30, em direção ao Palácio do Campo das Princesas para entregar uma carta ao governador Paulo Câmara. No documento, eles pediam a definição de uma data para a reabertura dos estabelecimentos, fechados há quase 120 dias devido à pandemia do coronavírus.
O secretário Schwambach disse ainda que o protocolo final com as diretrizes e normas para o retorno do setor será liberado nesta sexta, (10). Uma delas é que os estabelecimentos não poderão abrir das 20h às 06h.
“Ficamos surpresos com o anúncio do horário de fechamento entre 20h e 06h porque nas reuniões que tivemos para definir o protocolo de segurança para o nosso setor ficou acordado que o horário seria das 22h às 06h. A secretária executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico do Estado, Maíra Fischer, havia me comunicado sobre a definição deste horário. Essa mudança atinge fatalmente o segmento de bares que, na maioria dos casos, tem na noite seu maior faturamento, com pico de consumo das 20h às 22h. Não entendemos porque isso foi modificado, sem consulta prévia”, pontua André Araújo.
O atraso na implantação da Etapa 6, retardando a abertura para o dia 20, em vez do dia 13 como era esperado, também desagradou os donos de restaurantes que se dizem prontos para começar a operar. “Estamos com nosso protocolo pronto e nossas equipes treinadas. Esperávamos retomar as atividades na próxima semana”, disse Araújo.

Foto: Restaurante da Pousada da Paixão.