Saiba como ficarão consultas, exames e entrega de colírio para glaucoma em Caruaru

Saiba como ficarão consultas, exames e entrega de colírio para glaucoma em Caruaru

22 de março de 2020 0 Por blogem

Considerando a atual situação de emergência epidemiológica em torno da pandemia do Covid-19, a Secretaria de Saúde de Caruaru, seguindo o Decreto n° 024, de 15 de março de 2020 e as Portarias nº 001/2020 e Portaria GP 02/2020 publicas no Diário Oficial do município de Caruaru nos dias 16 e 17 de março de 2020, respectivamente, informa que, a partir da próxima segunda-feira (23/03), os serviços abaixo especificados vão entrar em atendimento especial, enquanto as medidas de controle do Covid-19 estejam vigentes.

O objetivo principal do atendimento especial é evitar a contaminação das pessoas pelo novo coronavírus, bem como garantir assistência com segurança para a população; desestimular a circulação de pessoas em ruas e serviços de saúde; esclarecer dúvidas e realizar atividades de prevenção de doença e promoção da saúde.

O atendimento especial nos serviços consistirá de duas frentes principais: o atendimento multiprofissional por telefone (Disk Covid-19) e atendimento presencial em situações excepcionais e pré-definidas.

1. Atendimento multiprofissional por telefone (0800 / CALL CENTER)

Os atendimentos agendados nos serviços ambulatoriais especializados entrarão em regime especial, a partir do dia 23 de março. Os profissionais de saúde desses serviços poderão ser deslocados de acordo com a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Também será implantado um serviço de atendimento à distância, pelo Call Center que servirá para as pessoas tirarem dúvidas sobre os seguintes aspectos do cuidado ao Covid-19:
● Avaliação se os sinais e sintomas são compatíveis com a doença;
● Orientações sobre os cuidados gerais para prevenção da doença;
● Orientações sobre o isolamento domiciliar;
● Orientações sobre o melhor serviço de saúde para procurar a partir da situação clínica da pessoa;

O atendimento será de segunda a sexta, das 7h às 17h, ininterruptamente, pelo telefone 0800 281 7080. Os atendimentos serão registrados em planilha específica, através do número do protocolo da ligação, nome da pessoa e bairro onde mora.

2. Atendimento presencial em situações excepcionais e pré-definidas

Alguns serviços presenciais dos ambulatórios especializados terão as suas atividades mantidas. Confira como vai ficar:

AME Infantojuvenil
– Psiquiatria e neurologia: prescrição de medicação controlada de uso contínuo;
– Farmácia;

AME Caiucá
– Neurologia e endocrinologia: prescrição de medicação controlada de uso contínuo;
– Ambulatório de curativos;
– Farmácia;

Ambulatório de Saúde Mental
– Psiquiatria: prescrição de medicação controlada de uso contínuo;
– Farmácia;

AME Indianópolis
– Neurologia, endocrinologia e reumatologia: prescrição de medicação controlada de uso contínuo;
– Farmácia;

AME Saúde da Mulher
– Pré-Natal de alto risco;
– Farmácia;

CAPS III e AD III
– Acolhimento;
– Atendimento psiquiátrico ou médico;
– Atendimento de pernoite;
– Farmácia;

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
– Acolhimento, testagem, aconselhamento, profilaxia pré e pós exposição ao HIV, tratamento e acompanhamento de sífilis;

Centro de Saúde Amélia Pontes
– Infectologia: pacientes com primeiro diagnóstico de HIV, gestantes e pacientes portadores de HIV com intercorrências clínicas relacionadas a medicação;
– Farmácia;
– Hepatologista: Laudo de solicitação de medicamentos – LME
– Pneumologia: pacientes de tuberculose, exacerbação de DPOC e asma crônica e neoplasia pulmonar.
– Realização PPD para casos específicos determinados pela equipe multiprofissional.

Centro de Imagem Municipal (CIM)
– USG obstétrica, biópsias de mama, tireóide e próstata:
– Mamografia: apenas para pacientes com câncer de mama ou alto risco de CA de mama.

Unidade de Fisioterapia
– Nenhuma atividade será mantida

Unidade de Saúde Auditiva
– Nenhuma atividade será mantida

Laboratório Central
– Realização de exames das gestantes, pacientes com tuberculose ou suspeita de tuberculose, direcionados da Atenção Básica.

LACIAN
– Manutenção de todos os serviços

Os demais serviços especializados, que não estão descritos, serão suspensos até determinação da Secretaria Municipal de Saúde.

3. Atendimento multiprofissional por telefone (Disque – AME Idoso)

A partir do dia 23 de março, não haverá mais agendamento para consultas e exames através do INFOCRAS e da NOA no AME Saúde do Idoso, a fim de diminuir a circulação de idosos na unidade.

Para não causar desassistência, a Secretaria de Saúde de Caruaru está disponibilizado um número de telefone para que o idoso, seus familiares ou responsáveis possam entrar em contato com a unidade com as demandas urgentes.

Demandas urgentes são definidas como situações na qual há risco de perda funcional de órgão, piora substancial do quadro clínico do idoso, impacto negativo nas atividades da vida diária ou risco de morte.

O atendimento no Disque – AME Idoso será das 7h às 17h, ininterruptas, de segunda a sexta-feira, através dos telefones: 3701.1426 e (81) 98816.2463 (ligações e whatsapp).

Em algumas situações, em caráter excepcional, alguns atendimentos ofertados no AME Saúde do Idoso poderão ser realizados em domicílio. As equipes de reabilitação (fisioterapia e terapia ocupacional) irão suspender as terapias presenciais no AME Idoso. A equipe irá avaliar as situações em que a suspensão da fisioterapia irá causar perda funcional de órgão, piora substancial do quadro clínico do idoso ou impacto substancialmente negativo nas atividades da vida diária. Para essas situações, a equipe de fisioterapia e TO poderá ir ao domicílio do idoso para realizar algumas atividades que podem ser feitas nesse ambiente e ofertar orientações para a manutenção da terapia em domicílio. A equipe do NASF também poderá realizar esse atendimento, sob a articulação dos fisioterapeutas do AME Idoso.

A equipe de enfermagem, psicologia e médica poderá realizar atendimentos domiciliares a partir da demanda obtida no Disque- AME Idoso para pessoas já acompanhadas no serviço. O critério para a realização desse atendimento é a avaliação de quadro clínico do idoso quando este não pode ser definido à distância. A equipe irá avaliar se a necessidade do atendimento será realizada pela enfermagem, psicologia e/ou médico. Preferencialmente, o médico, no seu turno habitual de atendimento, ficará na unidade para as demandas do Disque – AME Idoso.

4. Programa de Glaucoma

Com o intuito de dar continuidade ao Programa de Glaucoma durante a pandemia COVID-19, seguindo a recomendação de distanciamento social necessário, nesse primeiro momento, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu junto ao prestador credenciado a entrega domiciliar dos colírios para todos os pacientes, que consideramos a mais segura, por evitar que os pacientes se exponham ao contato social.

5. Unidades de Saúde da Família

O atendimento nas unidades da Atenção Básica (PSFs) continuará funcionando para hipertensos, diabéticos, gestantes e pacientes com medicamentos de uso contínuo. A orientação é que não procurem a unidade de saúde para serviços ambulatoriais que possam ser reagendados.