
Caruaru ganha novo partido no campo progressista
30 de janeiro de 2020Nesta quinta-feira (30), às 19 h, o Unidade Popular pelo Socialismo (UP), realizará o lançamento do livro “Resolução Política: Primeiro Congresso da Unidade Popular” no Salão Nobre da Câmara Municipal de Caruaru. O evento contará com a presença de Thiago Santos, presidente do UP Pernambuco.
Segundo a organização, diversos movimentos sociais e sindicatos já confirmaram presença, entre eles UESC, UEP, MLC, SINTRACOM, Movimento de Mulheres Olga Benário e movimento Hip Hop.
Em Caruaru o partido já conseguiu constituir diretório que é composto por Valéria Pires, na presidência, Rafael Moreira, tesoureiro e Rafael Wanderley, secretário.
Origem
Inspirado na coalizão de mesmo nome que em 1970 levou à presidência do Chile o socialista Salvador Allende, a Unidade Popular (UP) é o 33º partido do Brasil com registro eleitoral. Ele foi conquistado em dezembro do ano passado, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após quase um ano de processo, oficializou a legenda.
À frente do partido está o mineiro Leonardo Péricles, de 38 anos. Nascido na periferia de Belo Horizonte, filho de um operário com uma dona de casa. Teve sua origem a partir de movimentos como o Movimento de Mulheres Olga Benário, do Movimento Luta de Classes, que é uma corrente sindical nacional, da União da Juventude Rebelião, que é uma organização de jovens, das escolas, das universidades e das periferias, e também do Movimento de Luta dos Bairros Vilas e Favelas (MLB), um movimento de luta pela reforma urbana, um movimento de ocupações urbanas.
Por Paulo Nailson/Jornalista.
