SDS divulga número oficial de homicídios no mês de novembro

SDS divulga número oficial de homicídios no mês de novembro

17 de dezembro de 2019 0 Por blogem

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou na manhã desta terça-feira (17) o número oficial de homicídios registrados no mês de novembro em Pernambuco. Foram registrados 297 assassinatos no Estado no mês passado e 14 em Caruaru.

Em novembro de 2018 ocorreram 299 crimes em Pernambuco e 13 em Caruaru.

Em todo o ano passado aconteceram 3.807 homicídios. Este ano, até agora, com a atualização de novembro e os crimes 128 deste mês de dezembro, Pernambuco registra 3.307 assassinatos.

O balanço da violência foi divulgado pelo governador Paulo Câmara, em cerimônia realizada no Recife.

Veja outros detalhes

O governo de Pernambuco anunciou a redução nos índices de crimes contra a vida no estado. O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), crimes que resultam em mortes, tiveram uma nova queda, de modo que o mês de novembro de 2019 atingiu o menor valor se comparado ao mesmo período desde 2013. Com a redução, os índices de homicídios recuaram por 24 meses consecutivos, se comparados com o mesmo mês do ano anterior.

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), foram registrados 297 CVLIs em novembro de 2019. Os números também indicam uma redução na Taxa CVLI, que relaciona a quantidade de homicídios por cem mil habitantes. Em 2019, Pernambuco deve encerrar o ano com 35 homicídios a cada cem mil pessoas, número que corresponde à segunda melhor taxa da história do estado, perdendo apenas para o ano de 2013.

O governo também aponta a retração do número de crimes violentos como a segunda melhor desde a implantação do Pacto pela Vida. Entre os municípios que apresentaram maior redução dos crimes de morte está Recife, que entre dezembro de 2015 e novembro de 2017 registrou 1442 homicídios e, entre dezembro de 2017 e novembro de 2019, teve 1117 CVLIs. No mesmo recorte temporal, Caruaru, no Agreste pernambucano, registrou uma queda de 144 homicídios, ficando em segundo lugar entre as cidades que apresentaram maior redução.

Os dados foram divulgados em uma cerimônia realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Fernandes, localizada no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife. Na escola, o Governador Paulo Câmara conheceu projetos de incentivo à cultura de paz e à mediação de conflitos. A cerimônia também contou com a apresentação de um coral de reeducandos do sistema prisional e com premiações a setores da sociedade civil que desempenham ações em favor dos direitos humanos.

“Temos que agragecer e ao mesmo tempo planejar o que tem que ser feito em 2020, que será um ano desafiador”, afirmou Câmara. “Mesmo em um cenário adverso, de crises econômica e social, mostramos que é possível reduzir a violência em Pernambuco”, completou.

Sobre as perspectivas para o ano de 2020, o governador ressaltou a expectativa de contar com um reforço na segurança. “Teremos 500 novos policiais militares e civis a partir de janeiro. Devemos reforçar a atuação do Pacto pela Vida com novas estruturas, que devem ser reforçadas especialmente no interior. Ainda temos muito o que fazer”, disse o Governador.

Entre as entidades homenageadas está o Centro das Mulheres do Cabo e a Indapol, empresa do ramo de embalagens que empregou mais de mil regressos do sistema prisional. O evento ainda contou com a participação da Central Única das Favelas (Cufa), que assinaram um termo de colaboração com o governo do estado.

Sobre as perspectivas para as políticas de segurança no ano de 2020, o governador ressaltou a expectativa de contar com um reforço na segurança. “Teremos 500 novos policiais militares e civis a partir de janeiro. Devemos reforçar a atuação do Pacto pela Vida com novas estruturas, que devem ser reforçadas especialmente no interior. Ainda temos muito o que fazer”, disse o Governador.

“Temos que agradecer e ao mesmo tempo planejar o que tem que ser feito em 2020, que será um ano desafiador”, afirmou Câmara. “Mesmo em um cenário adverso, de crises econômica e social, mostramos que é possível reduzir a violência em Pernambuco”, completou.

Violência contra a mulher

De acordo com a SDS, somente um caso de feminicídio foi registrado no mês de novembro, o menor índice desde 2016, quando os crimes de morte contra a mulher passaram a ser registrados como tal. Se comprado com o ano de 2018, o número de feminicídios caiu de 69 para 51, uma redução de 26%.

O levantamento também aponta uma redução no número das denúncias de estupro. Em novembro de 2019, houve uma redução de 25% nas denúncias desse tipo de crime em relação ao mesmo mês no ano de 2018. As denúncias de violência doméstica, no entanto, cresceram. No mês passado, as denúncias, subiram 7,87% em relação a novembro de 2018.

Sistema Prisional

Segundo o levantamento apresentado pelo amais de 11 mil reeducandos estão estudando no sistema prisional, número que corresponde a 34% dos encarcerados. Os números divulgados também indicam que 1.095 ex-detentos foram reinseridos no mercado de trabalho. Entretanto, o sistema prisional em Pernambuco continua com um índice de superlotação acima da média nacional. Enquanto no Brasil os índices de superlotação chegam a 69% acima da capacidade, os presídios pernambucanos abrigam, em 2019, 179% pessoas a mais do que comportam as unidades prisionais.

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco.