Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo será sábado (30)

Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo será sábado (30)

26 de novembro de 2019 0 Por blogem

A partir das 8h do próximo sábado (30), a Secretaria de Saúde de Caruaru vai realizar o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo. O objetivo é imunizar os jovens de 20 a 29 anos que ainda não foram vacinados ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo. Até setembro, já foram vacinadas 8.287 pessoas dentro desta faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde os jovens estão entre os grupos de maior vulnerabilidade à doença. Quem tem até 29 anos precisa ter duas doses da vacina para estar imunizado. A vacina é a forma mais eficaz de proteção contra o sarampo, já que a doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) e que pode ser contraída em qualquer idade.

Durante o “Dia D” haverá vacinação das 8h às 16h nos Centros de Saúde Ana Rodrigues (bairro São Francisco) e Boa Vista; das 8h às 15h na Fábrica da Moda; das 7h às 13h no Comércio na Praça (Avenida Guararapes); e das 10h às 16h no Shopping Difusora.

“É importante reforçar que quem já possui duas doses de tríplice viral não precisam se vacinar novamente. Por isso a importância de apresentar o cartão de vacinação” esclareceu a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Caruaru, Sarah Rafael.

A vacina contra o sarampo é gratuita e oferecida rotineiramente nos Postos de Saúde da Família, em Caruaru, das 7h30 às 12h e 13h às 16h30 (zona urbana) e das 7h30 às 12h e 13h às 15h30 (zona rural).

*Atendimento noturno* – As pessoas que não conseguirem comparecer as unidades de saúde no horário tradicional, podem buscar uma das quatro unidades que atendem diariamente até às 19h30. São elas: Vassoural I, II e III, unidade escola Dr. Antônio Vieira, Santa Rosa II, III e IV e São João da Escócia I,III e IV.