Tratar varizes no verão requer mais cuidados

Tratar varizes no verão requer mais cuidados

22 de outubro de 2019 0 Por blogem

A chegada do verão é um convite para que as mulheres deixem as roupas pesadas no guarda-roupas e utilizem roupas mais leves como saias e shorts, porém, a insegurança pode ser um empecilho. Mas, os cuidados com as varizes na época mais quente do ano vão muito além da estética porque a exposição ao sol pode agravar os sintomas.

Além dos sintomas popularmente conhecidos como os inchaços nas pernas, vermelhidão, cansaço e sensação de peso, os cuidados devem ser redobrados, principalmente para aquelas mulheres que estão realizando tratamentos.

Na verdade, a exposição ao sol é o principal inimigo no tratamento das varizes no verão. Isso porque alguns tratamentos são feitos com a aplicação de um medicamento na veia do paciente, que deixa um pequeno hematoma na pele e demora em média uma semana para desaparecer.

“O sol na realidade não vai manchar, não é o sol que vai causar as manchas, ele vai fixar uma mancha que já existe. Portanto, se você vai pro sol manchado existe uma grande chance de fixar a macha, como uma tatuagem”, explica o cirurgião vascular e angiologista, Luiz Halley.

Uma dica importante para quem faz tratamento de varizes, no verão, é não se esquecer o protetor solar, ainda que não haja exposição prolongada ao sol. Nesse caso, se a mancha for pequena, passe protetor com fator de proteção mais alto, o que evita a mancha permanente na pele.

E outros cuidados são importantes para evitar o surgimento desses incômodos microvasos que é evitar o uso de roupas apertadas, ficar muito tempo parado na mesma posição, praticar alguma atividade física e beber bastante água, cuidados esses que devem ser ainda maiores para as gestantes.

“Naturalmente o verão requer e exige que as pessoas bebam ainda mais água e mantenham uma vida mais saudável, tenham um pouco mais de atenção. Só que quando falamos da mulher gestante e a relação com as varizes é um pouco mais complicado, já que elas estão passando por uma situação excepcional que requer cuidados em dobrados para evitar que as varizes acabem culminando em algo mais grave como a trombose venosa profunda”, destaca Dr. Luiz.

Por Mikhael Marcolino/Assessoria de Comunicação.