Semana do Bebê inicia em Caruaru com atividade no Nossa Avenida

Semana do Bebê inicia em Caruaru com atividade no Nossa Avenida

20 de outubro de 2019 0 Por blogem

O evento promovido pela Prefeitura Municipal traz atividades lúdicas para lembrar a importância de assegurar os direitos de proteção, saúde e educação para a primeira infância._

A Semana do Bebê iniciou com muita fofura na Avenida Oswaldo Cruz, como parte das ações do Nossa Avenida, em Caruaru, neste domingo (20), com o evento “Mãe e Bebê”. Mamães que vieram de toda cidade receberam slings para apoiarem seus bebês no colo e entraram na pista de dança para um aulão de zumba especial com os pequenos. Na programação também teve tenda com brincadeiras lúdicas, pintura no rosto, pintura gestacional, desenho para as crianças, além de um café da manhã saudável para toda família.

O evento foi a primeira atividade da programação da campanha “Unidos Pela Primeira Infância”, lançada no último dia dois deste mês, que está sendo articulada pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), junto com a United Way Brasil. O cronograma segue até o dia 26 deste mês com ações promovidas em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e a de Políticas para Mulheres.

A programação da semana prevê ainda a entrega da chave simbólica da cidade e o título de Bebê Prefeito das mãos da prefeita Raquel Lyra ao primeiro bebê que nascer no dia 21 de outubro na Casa de Saúde Bom Jesus. Além dessa ação, vai ter também a “Noite de Ninar” com contação de histórias, atividades lúdicas e dança para mamães e bebês, “Caminhada pela Primeira Infância” no Bairro do Salgado, e piquenique com as crianças das casas de acolhimento institucional do município no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, em Serra dos Cavalos.

Semana do Bebê

Em Caruaru, a Semana do Bebê foi instituída através da Lei nº 5.548, de quatro de Dezembro de 2015, e passou a integrar o calendário oficial de eventos do município, sendo realizada anualmente, na quarta semana do mês de outubro.

A programação é composta por diversas atividades lúdicas para chamar a atenção para a importância de assegurar os direitos de proteção, saúde e educação para a primeira infância. No ano de 2019 a Semana do Bebê acontecerá de 20 a 26 de outubro.

Programação:

ABERTURA DA SEMANA DO BEBÊ – Mãe Bebê em Movimento (SDSDH)

Data: 20 de outubro de 2019

Horário: 08 às 13hs

Local: Avenida Oswaldo Cruz.

O evento será ao ar livre, com entrega de sling e squeeze para as mães inscritas, teremos a fala da coordenadora do Comitê Técnico para Primeira Infância, Perpétua Dantas, e da articuladora do Selo Unicef em Caruaru, Priscila Azevedo, que apresentará a programação da Semana do Bebê. Após teremos várias atividades corporais para as mães e os bebês, tais como: dança e funcional (Gerência de Esportes da SDSDH); pintura gestacional (Secretaria de Saúde); atividades lúdicas para crianças e bebês (Programa Criança Feliz). O evento marcará a abertura da Semana do Bebê.

Público estimado: 300 pessoas

MOBILIZAÇÃO DE ATORES CHAVE (Secretaria de Saúde e SDSDH)

Data: 21 e 22 de outubro de 2019

Horário: 08 às 13hs

Local: Escola Prof. Luiz Pessoa da Silva

Essa mobilização acontecerá durante três expedientes, sendo manhã e tarde do dia 21 e manhã do dia 22, com 50 educadores em cada momento. O objetivo é dar subsídios para que os educadores das políticas de educação e assistência social trabalhem com a Primeira Infância. Teremos a apresentação da trilha virtual Crescer Aprendendo com a United Way Brasil e uma abordagem com o Instituto Alana com o tema: Para educar uma criança é necessário uma aldeia inteira.

Público estimado: 150 pessoas.

ENTREGA DA CHAVE AO BEBÊ PREFEITO (Secretaria de Saúde)

Data: 23 de outubro de 2019

Horário: 08hs

Local: Casa de Saúde Bom Jesus.

A Chave simbólica da cidade será entregue ao(à) primeiro(a) bebê que nascer a partir da 0 hora do dia 21/10 na Casa de Saúde Bom Jesus, a mãe deverá ser de Caruaru e ter feito, no mínimo, 7 (sete) consultas de pré-natal. Além da chave, o(a) bebê receberá o título de Bebê Prefeito(a), pelas mãos da Prefeita Raquel Lyra. O evento será organizado pela Secretaria de Saúde.

Público Estimado: Em média 40 pessoas.

NOITE DE NINAR (mães e crianças do CMEI Pinheirão) (Secretaria de Educação)

Data: 23 de outubro

Horário: 18hs às 21hs

Local: Praça no bairro São José em frente à CMEI Pinheirão.

Esta é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação, com o objetivo de dar visibilidade e importância do investimento na Primeira Infância, será uma noite ao ar livre, com contação de histórias, atividades lúdicas para as crianças, dança com as mães e os bebês nos slings, etc.

CAMINHADA PELA PRIMEIRA INFÂNCIA (escolas, CMEIS, CRAS etc) (SDSDH)

Data: 25 de outubro de 2019

Horário: 08 às 13hs

Local: Bairro Salgado com mobilização em todo o território.

A Caminhada visa comunicar a comunidade de forma geral da importância do investimento na Primeira Infância. O Bairro Salgado foi escolhido por ser uma das comunidades mais populosas de Caruaru, o intuito é mobilizar toda a rede de educação, saúde, Mulher e Assistência para comunicar as pessoas através de cartazes e musicas que são importantes esses investimentos, contaremos com um trio elétrico todo caracterizado e muita animação. O evento está sendo articulado pela SDSDH.

Público estimado: Em média 600 pessoas.

PIQUENIQUE (crianças da rede de Acolhimento Institucional) (SDSDH)

Data: 26 de outubro de 2019

Horário: 14 às 17hs

Local: Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra dos Cavalos)

Será realizado piquenique com as crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento do Município com o objetivo de promover um momento de convivência e lazer, bem como irá marcar a culminância e encerramento da Semana do Bebê. Mais uma vez o Município reforçará o investimento e prioridade às nossas Crianças e Adolescentes.

Público estimado: Em média 120 pessoas.

Fotos: Arnaldo Félix