
Círculo Monárquico Caruaruense Jean Barthlemy Pegot é fundado na Capital do Agreste
5 de setembro de 2019 Off Por blogemFoi fundado no último dia 31 de agosto de 2019, no bairro Maurício de Nassau, na Capital do Agreste, o Círculo Monárquico Caruaruense Jean Barthlemy Pegot. Por ser um evento inaugural, a solenidade foi restrita aos membros fundadores e convidados. Porém, em breve, o grupo pretende realizar encontros abertos ao público, para consolidação do círculo.
Entre os participantes, estavam os eleitos para compor a mesa diretora do círculo: João Paulo (Chanceler); Peddro Souto (Vice-Chanceler); Wellington Antônio (Secretário Geral); Elisadai Monteiro (Secretária Adjunta) e Pedro Henrique (Tesoureiro).
Círculo Monárquico é um grupo de pessoas que tem o objetivo de propagar as ideias monarquistas na sua região. O Círculo Monárquico Caruaruense Jean Barthlemy Pegot, pretende realizar trabalhos filantrópicos, palestras sobre o sistema monárquico, envolvendo política, história e cultura. Os integrantes seguem a dinastia da Casa Imperial Brasileira, Orleans e Bragança. Qualquer interessado de Caruaru e região, que se considere monarquista, simpatizante da causa, pode participar.
O círculo que ainda não possui uma sede própria tem a intenção de realizar encontros mensais.
Jean Barthlemy Pegot
No ano de 1855 surgiu no Brasil uma epidemia de cólera que logo atingiu Pernambuco, causando centenas de mortes, dentre elas o 1º. Vigário caruaruense, o Pe. Antonio Jorge Guerra (substituído logo após pelo “vigarinho”, o Vigário Freire, que se tornou o 2º vigário de Caruaru).
O Governo Imperial (Dom Pedro II) contratou enfermeiros e farmacêuticos franceses, especialmente para o trabalho no interior do Norte e do Nordeste brasileiros. Entre os contratados encontrava-se Jean Barthlemy Pegot (1824–1895), nascido na zona rural da cidade francesa de Marselha, sudoeste da França, que foi encaminhado para trabalhar na vila de Caruru em setembro de 1855 (Caruaru só se tornaria cidade 2 anos depois). Em meados de 1856, Jean Pegot conseguiu extinguir a cólera no local utilizando sais químicos e medicamentos trazidos da Europa, atendendo ricos e pobres.
O Círculo Monárquico Caruaruense decidiu homenagear Jean Barthlemy Pegot, por esse serviço prestado a população de Caruaru naquele século. O grupo acredita que, assim como Jean Barthlemy Pegot, devem combater a cólera da corrupção republicana que infectou nossa terra e nosso povo. Eles sonham com um Brasil Imperial que serva de medicamento para a desordem republicana.
Império do Brasil
O Império do Brasil foi um Estado que existiu no século XIX e que compreendia, aproximadamente, o território que forma o Brasil e o Uruguai atuais. Seu governo era uma monarquia constitucional parlamentar representativa, tendo tido como imperadores D. Pedro I e seu filho, D. Pedro II. O Império do Brasil foi fundado no ano de 1822 e foi encerrado em 1889 com a Proclamação da República.



