Prefeitura de Caruaru remove caçambas de entulho e instala   lâmpadas de LED

Prefeitura de Caruaru remove caçambas de entulho e instala lâmpadas de LED

12 de julho de 2019 Off Por blogem

Só no último mês de junho, foram instaladas, através do programa Ilumina Caruaru, mais de trezentas lâmpadas de LED na cidade e na zona rural

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP), responsável por programas como o “Cidade Limpa” e “Ilumina Caruaru”, vem realizando diversas intervenções na cidade. Com atuação eficiente e a participação direta da população, a SESP, apenas no último mês de junho, instalou 368 luminárias de LED na cidade e na zona rural, o que representa quase 5 mil lâmpadas substituídas desde o início da gestão da prefeita Raquel Lyra.

Já em relação à limpeza, só no mês passado, foram removidas 251 caçambas de entulho, totalizando 2.259 toneladas em apenas um mês. Este número, em 2018, chegou a mais de 30 mil toneladas de entulhos, sendo mais 110 mil toneladas de lixo destinadas ao aterro sanitário.

Outra grande preocupação da Prefeitura de Caruaru é a manutenção e limpeza do Rio Ipojuca e dos canais da cidade. No ano passado, foram removidas mais de 50 mil toneladas de entulhos, lixo e baronesas do rio e canais. Mensalmente é executada a limpeza de 12 quilômetros do rio e 55 quilômetros dos canais, só este ano já foram retiradas mais de 2 mil toneladas de lixo, com um custo mensal de 250 mil reais.

Saiba mais sobre os programas da Prefeitura de Caruaru que diminuem os impactos ambientais:

Papa-pilha – Foram criados 12 pontos de coleta na cidade para receber pilhas e baterias entregues pela população, assim o município faz o descarte adequado e protege o meio ambiente.

Cata-Treco – Recolhe móveis e eletrodomésticos usados, que normalmente eram descartados pela população em locais inadequados. Dessa forma, a prefeitura vai à residência do solicitante e faz o transporte do material para duas associações de catadores. O serviço deve ser agendado pelo telefone 3701-1455 e é totalmente gratuito.

Compostagem – Teve início em junho de 2019 com objetivo de gerar composto orgânico oriundo dos resíduos de poda e dos desperdícios das feiras livres. O adubo será destinado gratuitamente a agricultores e para manutenção de praças e parques da cidade.

Coleta Seletiva – Já é uma realidade na cidade. O serviço é agendado pelo telefone 3701-1455 e realizado duas vezes por semana. Atualmente, são 64 condomínios cadastrados e 120 residências que aderiram à coleta seletiva, em toda cidade. Com isso, mais de 120 toneladas de resíduos recicláveis foram destinadas às associações de catadores em um ano de trabalho.

Jardins Comunitários – A População, juntamente com a prefeitura, vem criando jardins comunitários por toda cidade. A intenção é transformar locais que antes eram destinados para o acúmulo de metralha e lixo em jardins ornamentais para a comunidade, que fica responsável pela manutenção da área.